[gt-educacao] informes GT Educação

Quarta Maio 27 18:26:58 BRT 2015

Slomp,
entendo sua preocupação, era a minha também quando fui ao flisol-df.
O que vi lá foi uma atitude muito diferente disso. Primeiro: tinha gente de
diferentes posições políticas participando, no entanto isso nem foi
discutido porque não era importante.
Segundo, o sistema que está sendo instalado lá não é um .gov.br ,ou seja,
foi criado para ser plural mesmo, espaço de participação social, inclusão
de todos. Não é irrelevante contar com o apoio do Serpro, quem trabalha
diretamente com desenvolvimento sabe muito bem da dificuldade de se manter
um projeto. E o Noosfero é o sistema da rede social da ASL e da USP, por
exemplo.
Quando estive lá no Flisol-Df para a oficina de gamificação, minha
contribuição era justamente questionar a quem se destinava o portal,
defendendo que deveria ser destinado a todos, independente de credo ou
partido. Foi nisso que meu grupo lá trabalhou e encontramos formas bem
interessantes de tornar o noosfero um espaço adequado para estimular esse
tipo de participação.
Se mudar o governo e um outro partido resolver usar o participa educação
para outros fins, basta mover de lá: os dados são abertos, o software é
livre e sei que temos várias opções de servidores que poderiam ser usados,
de repente até de forma coordenada. E isso está na mente de quem está
montando o participa.br também.
Só nesse quadro acredito que se possa fazer algo concreto.
Se durante o seminário isso que estou falando for por terra, a gente faz o
portal em outro lugar, com os mesmos recursos. É para que isso fique logo
claro que precisamos de representantes do governo lá, precisamos conhecer o
outro lado.
Ademais, ainda não divulguei porque não está fechado, mas quem vai
coordenar os trabalhos somos nós, gente nossa, do GT. A palavra final,
portanto, será nossa.
Então, Slomp, quero você lá, sua crítica é fundamental pra gente!