[gt-educacao] Em 11 países europeus, só terão recursos estudos publicados em acesso aberto

Paulo Francisco Slomp slomp em ufrgs.br
Domingo Setembro 23 19:06:56 BRT 2018


Em 11 países europeus, só terão recursos estudos publicados em acesso aberto

21/09/2018

Comissão Europeia e agências de fomento nacionais formam coalizão para impor exigência para pesquisas com financiamento público

Agências nacionais de fomento à pesquisa de 11 países da Europa, junto com a Comissão Europeia, lançaram em 4 de setembro uma força-tarefa para garantir que a partir de 2020 toda pesquisa com financiamento público seja publicada necessariamente no modelo Open Access, no qual não há cobrança pelo acesso aos conteúdos de periódicos acadêmicos.

Batizada de Coalition S https://www.scienceeurope.org/coalition-s, a iniciativa inclui órgãos de fomento da Holanda, Reino Unido, França, Itália, Áustria, Irlanda, Luxemburgo, Noruega, Polônia, Eslovênia e Suécia. Juntos, os 11 países investem por ano em pesquisa científica cerca de 7,6 bilhões de euros (aproximadamente R$ 35 bilhões).

Em 2016, os 28 países da União Europeia já havia aprovado uma diretriz para que os estudos financiados com dinheiro público tivessem acesso aberto http://www.diretodaciencia.com/2016/05/30/uniao-europeia-quer-todos-os-seus-artigos-cientificos-em-acesso-aberto-ate-2020. Mas, frustrados com a lentidão no processo, conselhos científicos de 11 países decidiram dar um passo mais radical e lançar a iniciativa, com o objetivo de “tornar uma realidade o acesso aberto total e imediato”.

Continue a leitura. Fonte: http://www.diretodaciencia.com/2018/09/21/em-11-paises-europeus-so-terao-recursos-estudos-publicados-em-acesso-aberto.


-- 
_______________________________
Paulo Francisco Slomp
http://ufrgs.br/psicoeduc
Acionado com Software Livre
http://ufrgs.br/soft-livre-edu


Mais detalhes sobre a lista de discussão Gt-educacao