[Inkscape Brasil] Fwd: RES: Re: CMKY

Joao S. O. Bueno jsbueno em python.org.br
Sexta Agosto 3 23:46:19 BRT 2012

2012/8/3 leon prado <leonlatour em gmail.com>:
> png tb tem perda..

Nao tem.
Você passa pra Raster -  sim , rasterizar "tem perdas" em relação a
formatos vetoriais como SVG -
Só que se a resolução do seu PNG for maior do que a utilizada para
produzir cores no dispositivo de impressão, essa perda não acontece -
-e np fim, para impressão, tyodas as imagens tem que ser rasterizadas.
A rasterização pode acotnecer antes ou depois. E claro que se você
rasterizar para uma resolução menor do que seu disositivo pode
reproduzir voce perde.

Agora com JPG, alémd a perda de um foramto rasterizado, existe perda
DE VERDADE: são criadas novas cores, mistuyras cdas cores já
existentes na imgame, na região de fronteira - eisso faz parte da
definição do formato do .JPG.

Então,q uando eu saio do assunto em pauta, pra dizer nnca, em mpmento
algumPASSEM uma arte que vai ser impressa pra JPG - é por que tem
motivo pra isso. JPG não foi feito pra isso.

Se você tem uma foto que já veio em JPG, tudo bem fazer isso só com a
foto (passar ela adiante em .JPG) -- mas se, por exemplo, você
adicionou texto por cima da foto - dai em diante, use apenas .png -
salvar como .jpg vai borrar seu texto.

Quanto ao "paliativo cmyk x jpg" -- isso é assunto apra um livro, mas
basicamente,
existe um porque de as ferramentas livres nao se preocuparem em dar
saída "CMYK" -
Por que "CMYK" é uma gambiarra específica do problema da impressão. O
que define as cores finais  deverdade são os perfis de cors de cada
dispositivo de entrada, visualização ou impressão da imagem.

O problema é que pouca gente - e praticamente nenhuma gráfica no país
- sabe traalahr direito com perfis de cores.

O que a maioria chama de "sepação" é abrir a imagem sé no "córeu"  e
salavr em "CMYK" e apertar "ok" na caixinha que pergunta o perfil de
cores. pode ter certeza de uma coisa:? essa cor é apenas aproximada da
cor que foi usada na edição.