[Inkscape Brasil] Gráficas que trabalham com SL

Paulo Morais paulo.morais em viraminas.org.br
Quinta Outubro 18 16:09:14 BRT 2012

Tenho feito o PDF RGB no Inkscape e não tenho tido problema. O negócio é só
quando tenho que fazer alguns serviços mais elaborados (tipo revistas,
livro, cartilhas, que tem várias páginas) e aí, naturalmente, o inkscape
não atende, então tenho que gerar o PDF no Scribus.

Daí como as antas das gráfica só sabem trabalhar com piratex, eles tentam
importar o PDF no Corel. Os PDFs gerados pelo Inkscape são importados
tranquilamente. Já os do Scribus não são, dá uma mensagem de erro "arquivo
danificado". Sem contar que no Scribus eu tenho o PDF já em CMYK, mas no
Inkscape não.

Ou seja, é uma faca de dois legumes sempre.

E haja falação na minha orelha dos "espertinhos" das gráficas: "cara, você
tem que usar Corel", "é por isso que todas as gráficas usam Corel", "ê
saudade do Corel!", "olha, olha, acho que dá pra instalar Corel no Linux,
hein?"...

Falam essas bobagens como se eu fosse obrigado a fazer uma revista de 48
páginas no Corel. E fica parecendo que eu é que sou o teimoso da história
por não aceitar usar programas piratas na ONG.

E por aí vai, o resto da história vocês já devem conhecer.

Ninguém é obrigado a ouvir tanta merda.

Desculpem pelo desabafo ;)