[Inkscape Brasil] Apresentação e dúvida sobre EPS

Helder Terra helderzilla em mailoo.org
Quinta Setembro 27 20:32:42 BRT 2012

Olá a todos. Meu nome é Helder e sou usuário de Inkscape há alguns anos.
Inclusive já estive nesta comunidade mas tive que sair por um tempo, por
falta do mesmo.

Agora que as coisas se firmaram, estou de volta e começo com uma dúvida:

Sei que Inkscape salva em formato EPS (que pode ser aberto/importado por
Corel, Illustrator e etc.), mas tenho tido dificuldades em fazer a
transição de uma arte em vetor assim.

Sei que por padrão não deveria usar efeitos antes de salvar em EPS,
então removi todos. Ao reimportar a arte para o Inkscape, ela estava
perfeita mas não conseguia desagrupá-la (na verdade ela desagrupava
algumas parte, outras não). Mas, volto a dizer, a imagem estava perfeita
quando importada de volta em EPS (no Inkscape, quero dizer).

Por via das dúvidas, removi também a transparência, gradientes e
desfoque e obtive sucesso. A imagem estava sem alterações e podia ser
toda desagrupada. Claro, ficou "chapada" na cor, mas estava funcionando.
Entretanto (e agora sim começa a dúvida) vejo muitos gráficos em EPS
(principalmente em bancos de imagens pagos como Shutterstock) que têm
tanto gradientes quanto transparência. É uma limitação do Inkscape ou eu
é não sei fazer a conversão pra EPS?

Além disso, quando tentei testar a importação pelo Corel (via Wine, já
que uso Ubuntu 12.04) ela não funcionou. Novamente, o que posso estar
fazendo de errado?

Se quiserem dar uma olhada na arte em EPS, quando ainda tinha efeitos e
transparência, deixo um link pra ela em meu Ubuntu One abaixo:

http://ubuntuone.com/7gu8ToQeZhlOvmCjIrxLZe

De qualquer maneira, saudações a todos os amigos da comunidade e
agradeço pela atenção.

Helder Terra - www.pensadorlouco.com