[Inkscape Brasil] Mir, o novo servidor grafico para linux. (será?)

Carlos Eduardo Mattos da Cruz cadunicomail em gmail.com
Terça Março 5 18:30:15 BRT 2013

Calma Bruno,

vc irá perceber com o tempo que pessoas do mundo do Software Livre tem uma
maneira bem informal de agir, costumamos misturar coisa sérias com
brincadeira, mas claro sem perder o foco. Alguns membros tem a
personalidade mais forte que outros, mas no final das contas o objetivo é o
mesmo, disseminar uma forma mais humana de software, um que realmente
pertence a você!

Sobre o Ubuntu, cara a Canonical é mesmo uma empresa que é polêmica, mas
se anualizarmos a história ela não esta na posição de vilã como pintam.

Quando a polêmica Unity surgiu o Mark Shuttleworth jogou "areia" no
ventilador, pois o mundo estava condenando ele e a empresa de abandonar o
Gnome o qual "sugou" por muito tempo, mas na verdade era mais um problema
de política interna do que tecnologia. A Canonical criava as ferramentas
para o Gnome, mas o time de desenvolvedores não implantavam e quando o Mark
batia o pé e lançava no Ubuntu, a equipe do Gnome implantava uma solução
parecida tempos depois. A tensão entre a empresa e o Gnome ficou tão grande
que a Canonical decidiu fazer um fork do projeto.

Canonical é uma empresa, ou seja uma entidade com fins lucrativos, e para
continuar sendo como tal ela tem de gerar lucros, ao contrário  de
Fundações, Ongs e outras sem fins lucrativos.

Assim ela esta fazendo o papel dela, desenvolvendo um produto competitivo
para o mercado. A diferença é que ela não colocar uma etiqueta e nem
licencia seu carro chefe para ninguém. Ela coloca uma imagem de seu produto
no site e disponibiliza para todos usarem, aliais esta filosofia esta até
no nome, Ubuntu, cujo uma das traduções desta palavra é "para todos".

A Canonical sempre procurou estar na vanguarda tecnológica, utilizando
sempre ferramentas de última geração, por isto algumas pessoas chamam sua
distribuição de "Ubugbuntu", mas a proposta dela é acompanhar as últimas
tendências e não ser estável. Um bom exemplo disto foi quando a tecnologia
3G estourou no mundo, o Ubuntu foi uma das primeiras distros a dar suporte
a esta tecnologia, nem as distros pilares, Debian (minha paixão), Slackware
e Red Hat conseguiram acompanhar.

Outra estratégia de mercado nuca adotada por mais ninguém do mundo livre é
tentar fazer uma integração em todas as mídias caseiras, estou falando dos
3 projetos, ubuntu tv, ubuntu mobile e ubuntu desktop. Se isto realmente
emplacar, eles vão conseguir dominar todos os meios, pois o usuário final
aprenderá a utilizar a mesma interface em todas as sua mídias. Ora se você
aprende a usar a sua televisão e automaticamente aprende a operar o seu
celular é obvio que migrar o desktop será a ordem natural. Trocando
em miúdos  talvez e eu repito, talvez o Ubuntu seja a primeira distribuição
a realmente popularizar o linux e reverter estes anos de trevas da
Microsoft.

Sobre o Mir, acho que adotar um servidor gráfico onde ela tem um maior
controle sobre o desenvolvimento é uma decisão bem natural mesmo, ainda
mais se ele for portável para os outros projetos como esboça as notícias,
isto facilitará e muito o core de desenvolvimento. Agora a pergunta
principal é muito pertinente, ele é livre? Tomara que seja mesmo, pois não
gostaria de ter tecnologia proprietária sem necessidade em meu desktop.

Carlos Eduardo
Design Livre
http://cadunico.wordpress.com/
http://cadunico.art.br/

Faça parte do GNUGRAF !
http://gnugraf.org/

*

AGORA É LEI: 5978 de 24/05/211*
*
"Os órgaõs e entidades da administração pública direta, indireta,
autárquica e fundacional do Estado do Rio de Janeiro, bem como os órgãos
autônomos e empresas sob o controle estatal adotarão preferencialmente,
formatos abertos de arquivos para a criação, armazenamento e
disponibilização digital de documentos".
*