[Inkscape Brasil] [DEV] Desenvolvimento de features tipográficas no Inkscape

Yasodara Cordova yasodara.cordova em gmail.com
Domingo Agosto 9 22:12:22 BRT 2015

Eba Juca!

Massa demais :-)

Tenho várias coisas pra sugerir pra trabalhar com tipografia no inkscape,
vou arrumar um tempo e escrever com mais cuidado procê, mas já adianto duas
features **críticas** que eu gostaria de ver:

- multigrid integrado no canvas pra exportar a família inteira de uma só
vez:
Trabalhei um bom tempo com o FontForge e com o http://birdfont.org/, tb com
o typetool (proprietário) e a boa dos dois últimos é permitir que você
desenhe todo o set de caracteres da familia de uma vez só no canvas. Daí
você pode selecionar só uma peça e exportar pro arquivo da família ou
exportar a família toda, já gerando arquivos enumerados pra cada caracter,
só faltando vc renomear depois. Se tivesse isso no inkscape ia ser fodao

- ferramenta de arraste múltiplo do grid + dos caracteres que estão no
canvas. Se tem uma coisa PALHA do inskcape que atrapalha na hora de fazer
fonte eh quando vc aumenta o canvas, muda tudo de lugar, o grid nao
acompanha e quando vc vai recolocar tudo no canvas, o grid fica "pra trás"
e vc tem que perder a vida refazendo tudo de novo (a nao ser que ja tenha
feito no preset)

- muitas vezes quando a gente vai fazer uma fonte se baseia na escrita de
alguém. Seria legal ter mais features de micro-reconhecimento de bordas pra
nao perder tanto tempo ajeitando as curvas sobre as letras...

Vou tentar retomar algum projeto de fonte perdido meu e depois faço um
report mais acurado.

Parabens pela nova função! Massa demais :-)

yaso

∞ w3c.br <http://w3c.br>
∞ yaso.is