[Inkscape Brasil] Interface Gráfica

Douglas Fiedler dognew em gmail.com
Quarta Agosto 12 16:33:56 BRT 2015

Antigamente no Inkscape era possível arrastar as barras... o problema era
que, se bem me lembro, não eram todas flexíveis. Agora as barras estão
bloqueadas, nem sei se é possível ainda arrastá-las.

De todos os programas que mexi, a interface do Blender é a mais
customizável que já vi. Realmente acho ela admirável.

No entanto, em relação a interface do Inkscape, nesta última versão (0.91),
tenho tido problemas que antes não tinha. Como sou leigo, toda vez que leio
cairo penso logo no cairo-dock (rsrs). Pelo que entendi, pois li poucas
linhas sobre o assunto, o motor cairo só é responsável pela interpretação e
cálculos do xml, não tendo nada haver com a interface... mas acabei na
minha mente relacionando um com outro, um equívoco gigantesco.

Por exemplo, ao pressionar F12 oculta os painéis... blz... mas ao abrir um
novo documento, óbvio que nesta nova janela os painéis estão visíveis... se
pressionar F12 deveria ocultar os painéis desta janela, no entanto, alterna
para a primeira janela e desoculta os painéis da primeira. Se pressionar
F12 novamente irá ocultar desta janela e de todas abertas. Isso ocorre pq?
Mesmo thread? O Excel 2003 tinha problema semelhante ao se fechar uma
janela.

Essa história de ficar alternando entre as janelas ao ocultar os painéis
atrapalha muito no desenvolvimento, pois acabo fazendo alterações no
documento errado.

Outra coisa é esse efeito sanfona nos painéis que não se aplica em todos os
painéis, então não está intuitivo seu comportamento. Talvez seja pq ainda
não se adequaram a este novo recurso.

Ao "reduzir um painel" o mesmo não é mais acessível via atalho o que obriga
ficar usando mouse e procurando onde o painel está para poder "expandi-lo".

Quando se clica em pré-visualizar demora muito para o Ink voltar a
responder e mostrar o efeito. No Interpolar, por exemplo, está levando mais
de 10 segundos. Então não sei se o cairo foi realmente uma boa ideia.

Mas creio que esses impasses vão se corrigindo com o tempo.

Acredito que se a interface fosse mais flexível e customizável como era o
Office 2003 já permitiria o usuário organizar a interface ao seu modo ou
necessidade.

--
www.dognew.com.br