[Mobilizacaonacional] Começando com a lista mobilização

Janaina Spode jspode em gmail.com
Terça Agosto 6 10:54:44 BRT 2013

Oi, estou tomando a liberdade de divulgar aqui os resultados do
trabalho do Hackday
Transporte Público em Porto
Alegre<https://www.facebook.com/events/619103038108719/>,
realizado por nós Casa da Cultura Digital Porto
Alegre<http://blog.ccdpoa.com.br/>
, Hackerspace Matehackers <https://www.facebook.com/HackerspaceMatehackers> e
sociedade civil.

Já liberamos os dois primeiros frutos deste trabalho: um sistema
simplificado de simulação de cenários que impactam no valor da tarifa de
ônibus e uma proposta detalhada para redução da tarifa nos próximos dois
anos.

A ferramenta simplificada de simulação apresenta propostas simples que
normalmente escutamos as pessoas defendendo na rua. A ideia desta
ferramenta é estimular o debate, mostrando sem complicações o resultado
destas ideias. Todos os seus cálculos são baseados na planilha de simulação
publicada por este blog em abril deste ano (e recentemente atualizada). A
ferramenta pode ser acessada aqui <http://matehackers.github.io/tarifapoa/>.

Vale salientar que o trabalho do Hackday Transporte Público desenvolvido
pelos coletivos e sociedade civil, sem quaisquer subsídio financeiro, traz
itens que impactam no valor final da passagem, não se configurando como uma
ferramenta de pesquisa, mas sim um hotsite de consulta, pela população, dos
custos que impactam o valor de passagem. Os itens escolhidos são
matematicamente importantes no montante final, e por isto, estão nesta
lista. Não devem ser encarados como opinião dos coletivos, mas apenas como
itens de relevância para a discussão.

Naturalmente, esta ferramenta não permite cenários complexos, nem é este
seu objetivo. A ideia aqui é aumentar a discussão sobre o assunto, bem como
mostrar que não há medida que seja uma panaceia para o problema do alto
valor da tarifa. A solução deve ser atingida através de um conjunto de
medidas. E, devido a sua simplicidade, esperamos que ela possa ter um alto
impacto de circulação, e que parte destas pessoas se interesse pela
análises mais complexas.

O segundo artefato liberado hoje é uma proposta abrangente para o problema
da tarifa<https://docs.google.com/file/d/0BwiBOJpVdAsIeXJZWi1SN0VCVHc/edit?usp=sharing>.
Esta proposta é baseada na proposta publicada no blog do Alex
Panato<http://discutindopoa.blogspot.com.br/2013/04/uma-proposta-para-o-transporte-publico.html>
em
abril (um dos colaboradores do Hackday), mas com uma avaliação mais
detalhada e crítica. Itens não factíveis ou datas pouco realistas foram
revistas. Novas ações foram incluídas e a metodologia de cálculo atualizada
com base nos novos dados liberados pela
prefeitura<http://discutindopoa.blogspot.com.br/2013/07/a-nova-tarifa.html>.
Nos casos em que existe legislação que impede alguma das ações, informamos
qual é esta legislação e como deve ser alterada.

Embora seja completa e permita a sua aplicação de forma integral, esta
proposta não tem por objetivo ser fechada. Antes, ela apresenta um ponto de
início para o diálogo e mostra como o problema pode ser resolvido por meio
de um plano de ações bem fundamentado. Acreditamos que propostas diferentes
podem e devem ser elaboradas, enriquecendo ainda mais o debate.

O objetivo com esta proposta é apresentá-la para grupos de influência,
sejam eles vereadores, EPTC, prefeitura, grupos sociais, etc. Caso tenham
contatso com qualquer um destes grupos, nos envie por favor. Agradecemos
qualquer ajuda para atingir estes grupos.

PRÓXIMOS PASSOS

Apesar de termos avançados em muitos pontos, ainda há muito trabalho a ser
feito. Estamos trabalhando em outras frentes, conforme conseguimos
interessados em desenvolvê-las. Alguns dos pontos que seguimos trabalhando
são:

   - *Proposta de Passe Livre para todos*
   - *Reavaliação das Linhas de Ônibus:* Parte fundamental da proposta
   apresentada e, na minha opinião, de qualquer proposta séria para o
   problema. Temos hoje um mapeamento das linhas de ônibus e estamos
   trabalhando com análises geográficas de modo a propor um sistema integrado.
   - *Divulgação:* Estamos buscando vários dados já apresentados em outras
   pesquisas ou disponibilizados pela prefeitura, mas com o objetivo de
   apresentá-los de forma simplificada (gráficos, imagens, etc). A ideia é
   atingir a grande massa de leitores que fogem de textos longos e herméticos.

Ainda há muitos outros pontos importantes que não possuem grupos, tais como:

   - Avaliação do sistema de transporte intermunicipal;
   - Avaliação de outros modais de massa como trem, metrô e VLT;
   - Avaliação do modal lotação;
   - Propostas de melhoria para o modal táxi;
   - Melhorias para o tráfego de pedestres;
   - Insira aqui sua ideia!

Caso tenhas interesse em ajudar, não deixe de nos procurar. Temos um grupo
de discussão aberto para este tema e podemos ser contatados por meio dele.
O endereço é hackdaypoa em googlegroups.com.

Abracos,
Janaina Spode
CCD POA <http://blog.ccdpoa.com.br/>

2013/8/5 Lucas Alberto <lucasa em gmail.com>

> Oi Pessoal,
>
> Como tínhamos combinado, criei a lista com o nome "mobilização nacional" e
> convidei todo mundo que colocou email de contato lá na roda de conversa do
> fisl. Esta lista é fechada, então só membros podem ver os arquivos e
> consultar a lista de inscritos.
>
> Por enquanto ainda somos poucos* na lista mas já podemos conversar sobre o
> assunto.
>
> Meu nome é Lucas, moro em Porto Alegre e sou ativista do movimento
> software livre e, vez ou outra, me envolvo também com atividades sobre
> [...]

*Janaina Spode*
gestora cultural

+55 51 9990-0512
jspode em gmail.com