Melhorar Tracker do Noosfero Antes: Melhorias de Usablidade

ValessioBrito valessio at gmail.com
Fri Dec 14 17:40:39 BRST 2012

Olá Rogrigo,

Acredito que precisamos melhorar o tracker do Noosfero com algumas
funcionalidades. Exemplo: a possibilidade de exibir um Ranking no qual os
usuários podem votar/pontuar os ActionItem de acordo com suas percepções;
Talvez este plugin resolva isto: http://foswiki.org/Extensions/VotePlugin

Ai teremos uma listagem os actionitem com "estrelinhas" para se ter ideia
do desejo maior entre os usuários/empresas/desenvolvedores participante do
desenvolvimento do Noosfero.

Outra funcionalidade qual considero muito importante é a forma de como os
ActionItens estão relacionados;  Atualmente para referenciar um ActionItem
similar ou filho de uma funcionalidade só descrevendo como anotação no
corpo do ActionItem; A proposta seria criar alguma estrutura no WikiForm
para relacionar de forma mais dinâmica as ideias/propostas de ActionItem e
não somente deixar ele solto; proporcionando futuramente uma visualização
em Árvore: qual funcionalidade é tronco e quais os filhos e frutos para
melhorar o ambiente.    Na prática, seria mais ou menos assim:
- Usuário reporta uma melhoria na página de submissão de artigos;  Isso
fica como pendente para que um desenvolvedor/alguém faça uma avaliação de
onde se encaixa nesta "Árvore" de desenvolvimento do noosfero;
- O ActionItem reportado será dependente da estrutura Tal e ou do Plugin
Tal...  Informação extra além das tags e marcações atuais;
- Outro usuário reporta uma melhoria do botão no editor de artigos;  Enfim,
isso pendente vai ser relacionado como filho da melhoria da página de
submissão de Artigos... e por ai vai.

Visualmente teriamos uma listagem assim:

- Artigos - ActionItens relacionados a funcionalidades de Artigos
---  ActionItem relacionado a melhoria da página de Submissão de Artigos
(Tags: NewFeature, etc..)
------  Botão de edição na interface de Submissão de Artigos . (Tags:
EasyToResolve, UI, Usabilidade...)

Acredito que essa funcionalidade possa permitir uma visão mais ampla do
desenvolvimento e consequentemente melhoria na forma de colaboração e
participação;  Tem muita semente/ideias soltas que se alinhar nesta forma;
ao implementar/melhorar o "tronco", fortalece toda estrutura pósterior.

Por fim,
Esta proposta é relacionada a esta possível "refatoração" em buscar
ActionItems relacionado a Usabilidade;  Acredito que podemos poupar tempo
investindo na melhoria do Tracker para ter relatórios/visualizações em
tempo real do que é de interesse e ou esta relacionado com o usuário; e não
somente com o desenvolvedores/gits/etc...  Ser um tracker também voltado ao
usuário.

--
://ValessioBrito.info
@valessiobrito / +55 (71) VALESSIO