Problema grave no noosfero: sumiço de usuários???

Daniel Tygel dtygel at gmail.com
Thu Dec 20 20:53:10 BRST 2012

Olá amigas e amigos da comunidade noosfero,

    Acabo de receber a explicação mais detalhada de um voluntário da
Petrobrás que estava dando curso de Cirandas para empreendimentos
solidários. A maioria dos problemas que ele identificou está relacionada
ao período em que o servidor do FBES estava muito instável, o que agora
já melhorou, e já estamos mexendo em melhorar também a performance do
solr agora no final de dezembro.

    Mas o que me preocupou foi que ele disse que alguns usuários
sumiram! Eu já havia observado há uns 4 meses que em alguns dias não
havia variação do número de usuários correspondente à quantidade de
novos usuários por dia. Na época, pensei que fosse por contagem, mas aí
consultei a base de dados e efetivamente não tinha alteração de número
de usuários, o que dava a entender que alguns haveriam sumido em lugar
dos que vieram novos.

     Não sei se tem a ver com ambiente de classe, justamente telecentros
em que o acesso é por um mesmo IP/roteador, que dê algum problema com
identificar cache ou cookie, sei lá.

      Vamos averiguar se isso é só do Cirandas, mas posto isso aqui
apenas para alertar, caso alguém saiba o que isso pode ser ou se isso é
um bug do noosfero...... fica o alerta.

       No mais, as maiores reclamações são no campo de usabilidade, o
que demonstra a enorme importância do trabalho que a Colivre vai fazer
agora com o apoio da USP. Assim que eu tiver tempo, vou postar algumas
sugestões também para usabilidade.

            Abraços,

                   daniel tygel
Atualização: Como meu e-mail anterior não chegou na lista por ter anexos
devido ao limite (louco) de 40Kb, tenho mais informações: pode ser que o
problema esteja relacionado com um código que gera um delayed_job de
destruição da conta se ela não for ativada em 72 horas. Ainda não
identificamos o que pode ser, ou se é isso, mas gostaria de adiantar que
comentamos esta parte do código no Cirandas, não só pelo bug, mas por
outra razão:

O público que usa o Cirandas é composto por pessoas que muitas vezes não
tem muita familiaridade com computador (em muitos casos, nenhuma
familiaridade). Portanto, ao invés de simplesmente eliminar um usuário
que não ativou sua conta em 72 horas, seria mais elegante e menos brutal
enviar um e-mail em alguns intervalos de tempo alertando ao usuário que
ele criou uma conta e não a ativou, e explicando como ativar. Ou então
pelo menos não apagar este usuário não ativado.  Ou então deixar ao
admin uma opção de enviar uma mensagem a todos os usuários que ainda não
cadastraram. E ele ter a opção depois de  "limpar" sua base de dados
manualmente, com a opção "apagar todos os usuários que não ativaram sua
conta há mais de X meses, sendo o X um input para o administrador
escolher e executar conscientemente, como é no phplist. É muito melhor
isso do que brutalmente eliminar usuários que não ativaram em 72 horas.

Ainda não sabemos se o bug está relacionado a este código, e pode mesmo
ser que ele não esteja mais acontecendo no novo servidor (ainda não
achamos nenhum caso após dia 24 de novembro. Todos os casos de usuários
que haviam logado [ou seja, ativaram sua conta] e então perderam sua
conta em 72 horas ocorreram antes de 24 de novembro). Mas ainda estamos
averiguando, através de checagem nos logs do noosfero.

Faremos um merge-request apagando este pedaço de código de eliminação
automática de usuários que não ativaram suas contas em 72 horas. Com o
tempo, podemos pensar numa solução melhor, que o admin possa ele mesmo
aplicar, sem ser assim "inconscientemente" via delayed_jobs.

        Abraços,

                daniel