Re: instruções de instalação do Noosfero atualizadas

Paulo Meirelles paulo at softwarelivre.org
Fri Dec 21 15:20:06 BRST 2012

Em 18 de dezembro de 2012 10:18, Bráulio Bhavamitra <
brauliobhavamitra at gmail.com> escreveu:

> Oi pessoal,
>
> Acredito que o principal problema é que estas instruções são mais para
> quem instala via pacote debian, portanto acho que seria mais adequado
> estarem no DebianPackage ao invés do HowToInstall. Elas são realmente a
> lacuna que faltava no DebianPackage (e este ainda continua sem estas
> instruções...).

Por isso no HowToInstall tem:
"TODO: explain on
DebianPackage<http://noosfero.org/Development/DebianPackage>what to do
at the debconf setup screens. Review
DebianPackage <http://noosfero.org/Development/DebianPackage> in general."

> O passo 2 realmente me parece a essência do HowToInstall. Os passos 1, 4 e
> 5 não fazem sentido para uma instalação de desenvolvimento e não é
> relevante para quem faz uma instalação de produção na mão, sem pacote.

Sua visão está muito fechada nas suas necessidades: desenvolvedor.
Primeiro, as pessoas querem simplesmente instalar e testar um pouco.
Depois, talvez, eles se envolvam no projeto em si. O que não se pode mais é
deixar com que as pessoas fiquem repetindo que não conseguem instalar o
Noosfero: algo que escutei na ASL, na USP e agora do pessoal da UFPR.

A maioria das pessoas são usuários e não desenvolvedores. Elas devem
conseguir instalar (de forma fácil) antes de qualquer coisa. A página se
chama "how to Install" e não "how to become a Noosfero developer".
Configurar ambiente de desenvolvimento é outra coisa para mim.

> Paulo, ainda *só* temos o http://noosfero.org/Development/InstallSteps como
> guia para instalação manual no wiki, o resto está no arquivos do git. A
> idéia dele foi detalhar na web a instalação manual (desenvolvimento ou
> produção), pois é a parte mais complicada. Para uma instalação de produção,
> ele simplesmente referencia a página do pacote debian.

Tinha desistido faz um tempo de olhar a documentação no wiki. Para mim, ela
é confusa. Agora com o "how to install" e o "hacking file" atualizados
consigo fazer e passar as coisas. O que está dentro do meu escopo, eu mando
patch (como fiz com o INSTALL). Como falei, é isso que forma a comunidade:
cada um com seu interesse e colaborando. Eu estou colaborando com o
contexto de deixar claro o que é homologado pela Colivre e mais fácil de
instalar, até por uma questão de período/contrato de manutenção com a
Colivre.

A instalação manual, bem como para outras distros, acho igualmente
importante, e já existe o seu esforço nisso. Não sei bem o que queres
discutir. Espero que outras pessoas possam ajudar nessa documentação. De
qualquer forma, também acho que parte do problema está no fato do Noosfero
ainda estar no Rails 2.3.5 (e como sabes, aqui na USP também estamos
tentando colaborar com isso). Em suma, no momento, acho mais produtivo e
esperto eu e minha equipe apenas desenvolvermos no debian stable: estou
compartilhando nossa experiência com a comunidade, assim como vc
compartilha as suas: são coisas complementares.

> Com a criação do HowToInstallPt meu browser fica sempre redirecionando
> para ele ao clicar no link HowToInstall, e ele está vazio. Isto cria a
> necessidade de mais um clique.

Acho que Terceiro ficou de ver isso ...

att,
--