instruções de instalação do Noosfero atualizadas

Daniel Tygel dtygel at gmail.com
Mon Dec 24 11:35:03 BRST 2012

Oi Paulo, Terceiro, Bráulio e demais,

    Me coloco à disposição para ajudar. Estou gostando da ideia de
deixar bem dividido entre o que é "instalar para deixar o trem
funcionando" (instalar ambiente de produção, via debian, que ficaria no
HowToInstall), e outras duas possibilidades:

1. Criar ambiente de produção para outros SOs
2. Criar ambiente de devel, de diferentes formas (via git, schroot, etc)

    Acredito que estes dois pontos poderiam ser citados numa
"introdução" ao HowToInstall. Topo ajudar nesta introdução, que
substituiria o "ATTENTION".

    Esta Introdução poderia ter algo assim:

--> O que há aqui neste howtoinstall (método recomendado e mais simples
de instalar um ambiente de produção do noosfero)
--> Guia para outras formas de instalação (os dois itens acima, que
apontariam talvez para o "installsteps", que poderia ter outro nome)

    Bráulio: acho que o InstallSteps poderia se tornar dois artigos
diferentes: um deles focado em instalação de ambiente de produção, com
as várias maneiras possíveis, que poderia ter como nome algo como
"HowToInstallNoosferoForDevelopment" ou
"HowToInstallDevelopmentEnvironment", algo assim. O segundo artigo seria
focado em instalar o ambiente de produção do noosfero para outros SOs:
"InstallingNoosferoInDifferentOperationSystems", ou então
"HowToInstallProductionEnvironmentViaGIT".

    Assim, teríamos ao todo 3 "troncos" na documentação:

* O recomendado, via debian package usando debian stable no HowToInstall
* Passo a Passo para criar ambiente de desenvolvimento, com as várias
formas de fazê-lo (o link para ele estaria na introdução do
HowToInstall)
* Passo a Passo para instalar ambiente de produção do Noosfero via GIT
(o link para ele estaria na introdução do HowToInstall)

    Outra sugestão para o início do HowToInstall, ainda antes do "Step
1", é ter uma segunda seção, depois da Introdução, que seria "Basic
Requirements", em que se poderia deixar claro o que é necessário para
poder começar a história toda de instalar um Noosfero via pacote debian.
Enfim, dar uma visão geral do que o cara tem que ter ajeitadinho antes
de começar a instalar, e talvez mesmo dizer coisas que o cara tem que
entender basicamente para não entrar de gaiato tentando instalar sem
saber usar uma linha de comando bash (basic knowledge of linux bash
scripting is required", por exemplo)...

             Abraços,

                     daniel