Re: [Noosfero-br] Está disponível a nova versão do Noosfero, 0.37.0 "Eket"

Ewout ter Haar ewout at usp.br
Mon Jul 16 16:21:08 BRT 2012

Acho que entendi. Gostei da oposição que o Bráulio fez, entre o modelo
Linux (centralizado) e o modelo WP / Moodle [1]. Suponho que o modelo "App
store" de plataformas móveis seria algo intermediário. É sempre um
equilíbrio entre as demandas dos desenvolvedores (que não querem pedir
permissão para usar uma plataforma) e as demandas dos usuários (que querem
plugins bem-integrados, estáveis, seguros,etc.).

Mas continuo achando que dizer que " você pode instalar o plugin que você
quiser" é um pouco exagerado: sim, isto é verdade, assim como posso mudar o
código do core. Mas isto é outra coisa do que ter infraestrutura e
documentação disponível que realmente possibilita, na prática, instalar
plugins de desenvolvedores "de fora".

Se quiseram "tração" e "adoção" e um ecosistema de desenvolvedores de fora,
se quiserem uma "plataforma", me parece essencial, do ponto de vista
estratégico, que o Coolivre invista em
  1. facilitar o processo de instalação de uma versão hackeável do
noosfero, no laptop de qq um [2].
  2. fazer uma arquitetura de plugins que permite, na prática, a
incorporação de plugins de desenvolvedores "de fora"

Mas em matéria de "estratégia", todo mundo pode ter a sua opinião! Não digo
que a minha é particularmente bem-fundamentada e cada um deve formar a sua.

Ewout

[1]  Vale a pena observar que o Moodle está querendo ir para uma direção
mais centralizado e do tipo "App Store": a nova "loja" de plugins do Moodle
http://moodle.org/plugins/ agora tem um processo de revisão antes de estar
disponível.)
[2] desde que seja um laptop com Linux, claro: vamos ficar dentro dos
limites do razoável, claro, hahaha.

--
http://stoa.usp.br/ewout
F. 916696