Importante: proposta de debate virtual sobre Webservices, Dados abertos, e ontologias no Noosfero

Antonio Terceiro terceiro at colivre.coop.br
Thu Jul 26 13:32:44 BRT 2012

Olá Daniel,

Obrigado pela sua iniciativa de levantar essa discussão, ela é muito
importante!

[estou mantendo em Cc: as pessoas que você colocou em Cc: na sua mensagem
original, mas não tenho certeza de que elas estão interessadas no
restante da discussão]

Daniel Tygel escreveu isso aí:
> Olá todas,
>
>    Fiquei surpreendido ao ver esta seção na página de desenvolvimento do
> Noosfero:
> http://noosfero.org/Development/InfrastructureSolutions
>
>   Nesta página, que é uma ótima iniciativa, há uma sessão "FORMATs", que
> coloca juntos formatos e uma ontologia (FOAF), como se FOAF fosse um
> formato.
>
>   Precisamos urgentemente discutir estes assuntos, de modo que noosfero
> se torne estruturado e possa prover informação estruturada. Josef fez um
> merge request há meses para um API de webservices. Como isso se
> [...]

Essa página é uma iniciativa não-articulada dos seus autores, e não quer
dizer que haja nada sendo implementado concretamente. O site de
desenvolvimento é um wiki, então quem está a fim vai lá e escreve suas
idéias do jeito que quiser.

[...]
>     Faço então uma sugestão: podemos fazer um debate virtual sobre isso?

Com certeza; acho que a lista de discussão é a forma mais viável de
fazer isso, porque não depende de locais ou horários espefícos. Você
poderia organizar esse debate? Mas por favor, escolha *uma* lista pra
fazer isso, porquê não é viável ter que responder tudo em dois idiomas.

> Por favor, não comecemos a lançar soluções improvisadas sem considerar
> bem este universo e ter uma estratégia planejada neste campo tão
> importante.

Sobre isso, acho que não é realista achar que todo e qualquer esforço
precisa ser democraticamente e exaustivamente discutido por todos os
interessados.

No final das contas, o que vale é código funcionando; haver
implementações concorrentes é inevitável porque o esforço de
compatibilizar requisitos de um número arbitrário de atores antes de ter
implementações rodando é inviável.  A(s) solução(ões) que conseguir(em)
ser adaptável(is) para o maior número de casos vai(ão) prevalecer
naturalmente, mas não tem como a gente prever qual delas será essa.

Isso não invalida a utilidade do debate, mas eu não tenho muitas
esperanças de uma articulação global em favor da solução universal que
atenda os requisitos de todo mundo.

Abraços,

--
Antonio Terceiro <terceiro at colivre.coop.br>