[Noosfero-br] Está disponível a nova versão do Noosfero, 0.37.0 "Eket"

Daniel Tygel dtygel at gmail.com
Sat Jul 14 13:46:24 BRT 2012

Olá amigas e amigos da comunidade noosfero-BR,

partilho uma frustração com a versão 0.37, junto com uma reflexão e
sugestão construtiva para as próximas versões.

Vejam o texto de lançamento da 0.37, divulgado em:
http://noosfero.org/Development/NoosferoVersion00x37x00

Ali consta um parágrafo super animador: "A plugin that includes features
to Stoa, USP's social network. With this plugin enabled, Noosfero can
interact with the already built Moodle authentication system and provide
the authentication. More informartion about Stoa:
http://wiki.stoa.usp.br/Stoa:Sobre ". Em português está assim: "Um
plugin que inclui funcionalidades para o Stoa, rede social da USP. Com
esse plugin habilitado, o Noosfero poderá interagir com o sistema de
autenticação do Moodle e prover a autenticação no Noosfero. Mais
informações sobre Stoa: http://wiki.stoa.usp.br/Stoa:Sobre ".

Empolgante, não?

Só que não é um plugin que permite a conexão do noosfero com o moodle.

É um plugin que só serve para o STOA, pois você tem que ser aluno da USP
para poder conectar outras instalações do Noosfero com o Moodle.

Isso significa que este plugin acaba não se tornando uma contribuição
pronta para a comunidade Noosfero: Só serve para uma única instalação,
para alunos da USP. Se vc quiser outros usos, aí sim terá que
desenvolver um ***outro*** plugin, de conexão do noosfero com o moodle
(!!)

Acredito que, em tudo o que se faz no noosfero, deve-se pensar em como
isso poderá ser disponível para outras instalações. Pelo menos é o que
temos tentado no cirandas: buscamos que sejam contribuições que possam
ser utilizadas de forma geral, em qualquer outra instalação, não só no
Cirandas.

Não consigo entender como uma funcionalidade importante como esta
(integração do noosfero com o moodle) pode ter sido feita de maneira não
geral.

E não sei onde foi o problema (caso alguém além de mim ache que isso é
um problema): em quem faz o plugin ou no processo de aprovação dos
patches em que poderia ser alertado que esta funcionalidade poderia ser
geral, e poderia haver 2 plugins: um específico para coisas da USP, e
outro, mais geral, que conectaria o Noosfero com o Moodle.

Claro que o plugin poderá servir de inspiração para que outros plugins
mais gerais sejam criados. Por isso, parabenizo obviamente o esforço do
pessoal que desenvolveu o plugin...

Pelo menos, sugiro que ***não se anuncie***, em releases do noosfero,
funcionalidades que não servirão para nenhuma outra instalação do
noosfero, ou seja, que não sejam contribuições para o noosfero, mas
apenas para uma instalação específica.

Isso economizará frustrações.

Fica a sugestão.

Abraços,