Re: Instalação Noosfero

Paulo Meirelles paulo at softwarelivre.org
Thu Nov 1 23:03:35 BRST 2012

Em 1 de novembro de 2012 21:12, Ricardo Poppi <ricabras at gmail.com> escreveu:

> Bona, desculpe não ter visto sua msg antes. Estou copiando ela pra lista
> de usuários do noofero e também ao Paulo Meirelles. Acho que eles vão poder
> dar uma força nisso.

Vou responder abaixo...

Aqui na lista do Noosfero vamos achar várias pessoas que sim ... eu acho
que posso ajudar.

> Estou achando que vou ter

Não vai precisar ser manual. Hoje mesmo terminei de subir uma instância em
produção do Noosfero na USP:
http://mezuro.org/

Mas realmente, quando se instala via pacote e depois vai configurar a
instalação e ambiente, as coisas ficam um pouco confusas quando sai de
http://noosfero.org/Development/DebianPackage para o INSTALL.

> O erro é:

Não deu erro, OK? Mas podemos fazer:

RAILS_ENV=production ./script/runner 'Environment.create!(:name =>
"Participatório", :is_default => true)'

> ./script/runner environment.domains << Domain.new(:name =>

Tem alguns erros no seu comando, mas o que ele reclamou é que não existe
'environment' (com "e" minúsculo). Observe que no seu comando anterior vc
colocou "Environment", com "E" maiúsculo. O certo aqui seria algo por
exemplo:

RAILS_ENV=production ./script/runner "Environment.default.domains <<
Domain.new(:name => 'participatorio.inf.ufpr.br')"

Depois disso, vc terá que criar um usuário, mas neste ponto do INSTALL tem
problemas, porque ele parece que agora tem que ativar o usuário para
podermos logar com ele:

$ RAILS_ENV=production ./script/runner "User.create(:login => 'bona',
:email => 'bona at inf.ufpr.br', :password => 'admin', :password_confirmation
=> 'admin', :environment => Environment.default)"

Se ele não reclamar porque tentou mandar um e-mail (comigo aconteceu isso,
mas pode ter sido algo no meu servidor), ele criou o usuário, mas ele _não_
está ativo. Então, fiz isso entrando no console do Rails e fazendo:

script/console production

# vamos aproveitar e colocá-lo como admin

Depois é configurar apache, postfix (é o que recomendo para email) e
varnish, por exemplo. Vai ter que ver questão da porta 25 para só por
questões segurança Noosfero usar/escutar. Se for configurar o varnish, ele
é quem vai ficar na 8080 e o apache na 80.

OBS: Lembrando que se der problema na hora de criar o primeiro usuário e
por conta que ele tentou mandar um e-mail de confirmação, configurar o
postfix e depois criar o usuário pode ser um caminho. Eu vou confirmar isso
em uma instalação do zero ...

Em suma, pretendo neste fim de semana colaborar com a comunidade com uma
atualização do install e melhorar as informações que estão em
http://noosfero.org/Development/DebianPackage

Se tiverem problemas, marquem comigo que ajudo com nossa experiência aqui
na USP.

Isso é verdade ... temos que reportar isso em um e-mail específico.

att,
--
Paulo Meirelles
CCSL-IME/USP