Redes Livres e Federadas: Participação na Oficina de Inclusão Digital

Daniel Tygel dtygel at gmail.com
Wed Oct 17 12:05:50 BRT 2012

Oi pessoal,

   Mandei uma mensagem sobre este assunto que ficou na moderação por ter
um anexo de mais de 40Kb. Então repito a mensagem aqui sem o anexo:

Oi Poppi e demais,

   Pois é: este é um assunto que estou querendo muito aprofundar, há
tempos. Infelizmente, não conseguimos fazer alguma atividade
explicitamente sobre este tema. Estive também no Fórum de Mídias Livres,
na oficina sobre Protocolos Abertos e Interoperabilidade para os
movimentos sociais, e lá compartilhei o trabalho que temos feito com
ESSglobal, que é um consórcio internacional que visa construir uma
ontologia de Economia Solidária e já produziu vocabulários controlados
para 4 tipos de informação.

   Fizemos inclusive um mapinha demonstrando o uso do vocábulo de
setores de atividade, com 4 países, incluindo o Brasil, em que se pode
escolher o setor de atividade e ver o que há nos mesmos, de maneira
georreferenciada. Este demo está no seguinte link:
http://www.essglobal.info/es/mapa.html

    Pode dar uma brincadinha...

   Envio em anexo o documento (ainda não público, portanto não
divulguem) com orientações para sistemas de Economia Solidária adotarem
a primeira versão destes vocabulários controlados.

   No Cirandas, estamos há um tempo querendo estruturar e abrir nossos
dados, e assim permitir um processo mais transparente de
intercomunicação com outros sistemas. Temos tentado recursos para
avançar no esforço de fazer do Noosfero um sistema que use dados
abertos, estruturados. Se não conseguirmos esta API, estamos pensando em
começar a colocar dados estruturados em RDF no tema do Cirandas, para já
permitir alguns tipos de consulta aos dados públicos do Cirandas.

   No contexto para além da Economia Solidária, nos encontros de
Diálogos e Convergências, começamos o debate de construção do
INTERMAPAS, ou seja, um mapa que agrega e consulta dados em um padrão
comum de outros 4 mapas (que podem ser mais!): agroecologiaemrede,
farejador da economia solidária, mapa das injustiças ambientais e mapa
dos projetos financiados pelo BNDES. Vocês podem ver um protótipo do
Intermapas funcionando em:
http://www.fbes.org.br/intermapas/

    Acredito que este tema é de fundamental importância e relevância,
não só para o Noosfero, mas para os movimentos sociais.

                Abraços,

                            daniel