Sobre performance do noosfero e modelo do banco de dados

Antonio Terceiro terceiro at colivre.coop.br
Wed Feb 6 20:03:42 BRST 2013

On Wed, Feb 06, 2013 at 06:49:35PM -0200, Daniel Tygel wrote:
> Olá Bráulio e demais,
>
>    eu ainda acho que é questão de pensar melhor as queries. Não gosto destas
> bibliotecas que fazem coisas "automagicamente" (como é o caso deste eager
>
>    Gosto de queries bem pensadas, inteligentes, que não gerem esforços inúteis
> na base. ou seja, prefiro quebrar a cabeça na forma como se pega conteúdo do
> que quebrar o servidor por queries não otimizadas. Tenho um sentimento (que
> deve estar bem equivocado) de que a forma como o ruby funciona é mais voltado
> ao programador do que para a otimização de processos. Mas pode ser apenas
> [...]

onde vc diz "ruby", você quer dizer "activerecord".

Como qualquer mapeamento objeto-relacional, o activerecord facilita a
sua vida nos casos simples, e pode te criar problemas nos casos mais
complexos, e é isso que estamos passando.

>    De qualquer maneira, parece que o problema de performance não está nas
> queries, pelo que Terceiro falou na sua última mensagem. Então são dois
> caminhos diferentes de busca de melhorias de performance. O que Bráulio está
> fazendo está tendo sentido para nós no Cirandas, e espero contribua para o
> noosfero. Mas o problema identificado de performance parece ser em outra parte
> de código não relacionado a queries.

Não foi isso que eu disse.

O meu ponto é que o problema *é* nas queries, mas não é causado pelo
projeto do banco de dados, e sim pelo fato de que o acesso aos dados
gerado automaticamente pelo ActiveRecord não ser bom o suficiente.

--
Antonio Terceiro <terceiro at colivre.coop.br>