Feature FORUM: Conjunto de strings específicas?

Daniela Feitosa danielafeitosa at colivre.coop.br
Tue Jan 22 13:28:00 BRST 2013

On 22-01-2013 09:56, Daniel Tygel wrote:
> Olá amigas/os da comunidade do Noosfero,

Oi Daniel,

> [...]
> vários aspectos, em especial na terminologia das strings. A parte de
> CSS já vimos que dá para mexer, pois há classes específicas com
> "*-forum-*", o que é ótimo. Mas os termos das strings estão,
> infelizmente, usando em alguns casos os mesmos dos blogs, como por
> exemplo:
>
> * "Enviar um comentário" --> preferimos "Responder". Fica estranho
> "fazer comentário", como se aquilo fosse um artigo de post. Não é. É
> um tópico de fórum que foi iniciado. E fica ainda mais estranho se os
> comentários podem ser respondidos enquanto que um tópico deve ser

Boa ideia, o termo "Responder" combina mais com um artigo do tipo Fórum.

> * Na tabela inicial, o termo "post" ou "posts" --> preferimos
> "resposta(s)". Ou seja, a tabelinha listando os tópicos teria
> "tópico", "respostas" e "última resposta".

Eu não vejo problema com "post".. Mas também não veria problema se o
termo fosse alterado para "Respostas" para combinar com a alteração acima.

> * Seria possível abrir a possibilidade de trocarmos "tópico" por
> "pergunta"? Sei que isso não se aplica a qualquer tipo de fórum, mas
> no nosso caso, como será um forum de ajuda, seria interessante, pois
> tentaremos emular um pouco sites como http://help.duckduckgo.com ou
> askubuntu.com.

Hoje não é possível alterar o termo utilizado. E se alterasse, todos os
fóruns do ambiente passariam a usar o mesmo termo, mesmo nos fóruns que
não fossem "Ajuda".
"Tópico" é um termo que já é utilizado em muitos fóruns e acredito que a
maioria das pessoas já estão acostumadas com o termo.

>     Por fim, gostaria de saber se tem alguém querendo mexer em
> funcionalidades do Forum. Coloco abaixo alguns elementos de melhoria
> que seria interessante talvez registrarmos:

Com certeza, o fórum do Noosfero precisa ainda de muitas melhorias,
sugestões são sempre bem-vindas :)
Mas acho que seria melhor se elas fossem criadas como ActionItem no
tracker do Noosfero e marcadas com a Feature "Forum". Ficaria mais fácil
de serem encontradas depois.

> [...]
> ou intuitiva, já que fica acima do nome do forum, sem destaque, ao
> lado da denúncia e do configurar fórum, como se fosse o "adicionar um
> post" em um blog. E a classe é a mesma que a utilizada em qualquer
> outro conteúdo ("button icon-new with-text colorbox". Se ela fosse
> algo como "button icon-new-forum-topic with-text colorbox", aí daria
> para mudarmos sua localização via tema.
>
> * Só quem criou o tópico o acompanha por e-mail (recebe notificações
> das respostas enviadas). Não há possibilidades de uma pessoa que fez

Esse item foi incluído na versão 0.39.0 do Noosfero:
http://noosfero.org/Development/ActionItem2375

> * Não há possibilidades de "fechar" um tópico com "resolvido", o que
> ajudaria bastante em organização de perguntas e coisas do gênero.
> Faremos provavelmente por enquanto uma inserção enquanto admin no
> título do tópico "[RESOLVIDO]".
>

>       Bem, esperamos ir partilhando com vocês o que formos avançando
> neste campo do forum, que hoje ainda é, infelizmente, um "blog
> customizado".

Ótimo :)

Abraços,
Daniela