Mezuro deixará de ser um plugin do Noosfero

Antonio Terceiro terceiro at colivre.coop.br
Thu Jul 18 15:22:21 BRT 2013

On Thu, Jul 18, 2013 at 01:26:01PM -0300, Bráulio Bhavamitra wrote:
> Nao se pode esquecer tambem do custo de ficar desatualizado. A colivre já
> contabilizou o custo para resolver a performance e outros custos de ficar
> usando versões antigas?

Não. Me consiga uma metodologia pra medir isso de uma forma objetiva.
:-)

> Ou de ficar mantendo a estrutura de deploy via debian?

Seguir as versões das dependências do Debian oficial e usar
empacotamento Debian são questões ortogonais.

Mas já que você perguntou, na minhã experiência o custo disso é
marginal. Fiz um exercício simples de mineração de repositórios e deu
nisso aqui:

$ git log --no-merges  --format=oneline 9b7faea1..  | wc -l
2878
$ git log --no-merges  --format=oneline 9b7faea1.. -- debian  | wc -l
104
$ git log --no-merges  --format=oneline 9b7faea1.. -- debian/changelog | wc -l
66

9b7faea1 é o commit onde foi introduzido o empacotamento Debian.

De lá pra cá, ~4% das mudanças (104÷2878) afetaram algum arquivo do
empacotamento. Dessas mudanças, ~63% (66÷104) eram novas entradas no
changelog (i.e. basicamente apenas dizendo que uma nova versão foi
lançada).

Em resumo ~1% das mudanças feitas desde introdução do empacotamento
foram mudanças funcionais nele, contra 99% de coisas não relacionadas.

(claro, número de commits não é uma medida ideal, mas pelo menos é
alguma coisa. seria interessante se alguém quisesse refazer esse estudo
usando outra medida)

--
Antonio Terceiro <terceiro at colivre.coop.br>