Re: Mezuro deixará de ser um plugin do Noosfero

Bráulio Bhavamitra brauliobo at gmail.com
Fri Jul 19 13:27:41 BRT 2013

Em 19/07/2013 11:29, "Antonio Terceiro" <terceiro at colivre.coop.br> escreveu:

> na minha opinião dependências no vendor/ são um problema. só porquê já tem
> algumas ali eu não acho que a gente deva colocar mais.
Elas nao ficariam lá (via git), apenas no pacote debian. Algo bem parecido
como foi com o solr.

> a questão é que você só está vendo o lado do noosfero, e eu me preocupo
> com o ecossistema como um todo (sabe software livre, comunidade, essas
> coisas?).  Por exemplo quando eu faço um upload de segurança do Rails no
> Debian, tanto os usuários do Noosfero quanto usuários do Redmine são
> beneficiados.
Sim, isto mostra o casamento com o debian. As atualizações acontecem
naturalmente nos softwares ruby, e raríssimos sao os casos de aplicações
empacotadas debian. As comunidades ruby e rails estão longe, felizmente, de
apoiar uma única distribuição de um único SO.

> Isso é outro assunto. Ocorreu um regressão, o que é uma exceção. O jeito
> certo de resolver isso é aumentar

> Na minha opinião o jeito certo de lidar com tempo de resposta alto do
> mantenedor é ajudá-lo, e *não* duplicar o trabalho dele internamente de
> forma que apenas os usuários do Noosfero de beneficiem, ao invés de
> beneficiar outras aplicações Rails.
Duplicar? A aplicação e o software não estão necessariamente atrelados ao
empacotamente. Mudar uma versão bugfix do pacote deve ser algo tão simples
quanto mudar a string 2.3.1 para 2.3.2, mas no debian se escolhe puxar os
patches em separado, o que realmente dá trabalho e cria versões do software
que só existem no debian.

> Essa discussão já está meio chata. Vamos concordar em discordar?
Sim. Resta torcer para que não deixem mais o noosfero, que as pessoas
aceitem o debian (mesmo que desgostem), que tenham paciência para aprender
algo novo e se adaptar e que as outras distribuições ofereçam alguma via
para que os usuários possam dar um jeito de instalar o noosfero de maneira
decente.