Bug com e-mails em maiúsculas

Daniel Tygel dtygel at gmail.com
Tue Jun 11 12:04:40 BRT 2013

Olá comunidade,

     Um usuário do Cirandas tentou recuperar sua senha e não conseguiu,
apesar de escrever corretamente seu nome de usuário e sua senha.
Descobrimos a razão: ao se cadastrar, seu e-mail no perfil está em
maiúsculas. Ao pedir recuperação de senha, ela colocou o e-mail em
minúsculas, e o sistema diz que este e-mail não está cadastrado.

     Minha sugestão para correção do bug: Sempre que se cadastrar um
e-mail ou alterá-lo na página de configuração de perfil, transformá-lo
em minúsculas ao salvar na base de dados. O problema são os usuários
antigos. Para os usuários antigos, pode-se rodar uma query para colocar
todos os e-mails em minúscula, ou alterar os mecanismos de busca na
recuperação de senha para que não seja mais case-sensitive (acho que a
primeira opção é mais simples, e organiza a vida).

       Abraços,

              daniel