API

ValessioBrito valessio at gmail.com
Fri Jun 21 22:00:10 BRT 2013

De acordo, acho que o Noosfero tem várias camadas/suporte a diferentes
APIs;  Isso é "saída e entrada" com outras redes ou serviços já existentes;
  Mas também devemos pensar na API no Noosfero; qual seria talvez algo para
os diferentes ambientes Noosfero se comunicar.
Essas camadas de federações e interoperabilidade, é um importante passo
para derrubar muros existentes na Web entre os usuários de uma rede e
outra;  Por exemplo:

a) Gostaria de seguir as atualizações dos meus contatos em outras redes
quais ainda não sejam noosfero; ou que sejam, mas não estão no mesmo
ambiente.  (Atualmente tenho um perfil em cada rede social existente neste
planeta,  só em ambiente que utilizam noosfero, são mais de 5 redes.)

b) Gostaria de postar no meu ambiente noosfero e ativado APIs de
notificações/repostagem,  notificar meus contatos em outras redes
(especialmente privadas);  Atualmente tenho feito isso utilizando serviços
como http://ifttt.com e ou http://twitterfeed.com;   Mas sei que existe uma
solução livre que talvez seja eficaz para isto: http://brcst.it ...quem
sabe, assim como o Diaspora e outros softwares de redes que já implementam
a possibilidade de "re-post" em redes fechadas, venha ser uma realidade no
Noosfero utilizando algum plugin ou integração com o http://brcst.it

c) Por fim, o chat XMPP do Noosfero;  Acredito que precisamos ativar alguma
coisa no servidor para que seja possível conversar com contatos de outras
redes tipo gtalk, facebook, msn.. etc;

Em 21 de junho de 2013 09:08, Antonio Terceiro
<terceiro em colivre.coop.br>escreveu:

> [...]
>
> Inclusive na minha opinião, essa vontade de ter *uma* API não faz muito
> sentido. A gente não precisa ter uma única API. O noosfero pode ter
> várias API's, fornecidas por plugins, cada uma com objetivos
> específicos.
>
> A gente não vai querer misturar uma API que fornece dados que são
> consultados uma vez por dia misturada com uma API de streaming.
>
> Caso a gente perceba que existem coisas em comum (como autenticação por
> exemplo), essas coisas comuns podem ser integradas ao core.
>
> --
> Antonio Terceiro <terceiro em colivre.coop.br>

://ValessioBrito.com.br
@valessiobrito / +55 (71) VALESSIO