Re: Testes de usuários sendo negligenciados...

Bráulio Bhavamitra braulio at eita.org.br
Mon Nov 25 17:33:25 BRST 2013

Oi Rodrigo,

Sim, concordo que os testes de aceitação são muito importantes. Eles juntos
com os unitários trazem a maior cobertura e menor custo. Testes funcionais
e de helpers são praticamente obsoletos.

Mas veja, a raiz do problema ainda não foi resolvido. Quando se faz, uma
funcionalidade, além de fazer os devidos testes, você acredita que os
testes cobriram a funcionalidade e nem roda o servidor para testar? É
justamente esta postura que venho observando e critiquei, e os testes de
aceitação ajudam mas não resolvem o problema, nem de perto.

Os testes de usuário também trazem um percepção de usabilidade e faz o
desenvolvedor se colocar no lugar do usuário, que traz muitas outras
percepções e benefícios.

abraços,
bráulio