Importância de reunião síncrona

Lucas Melo lucas at colivre.coop.br
Tue Oct 8 12:24:50 BRT 2013

>    Ela está se passando por lista. Eu fiz uma sugestão de critérios
> para uma reunião. Terceiro fez outra. E agora?
Que bom que vc fal isso, olha aqui que linda a parte das minhas
anotações que cobrem isso:

> [...]
>       C. (ter) dúvidas/esclarecimentos
>       D. (ter) outros pontos
>   c. (dnt) ter quórum (-ter, me)
>   d. (me) O peso da Colivre

> O Noosfero é um projeto livre? Se sim, podemos discutir coletivamente
> como será construído? O Noosfero não é da Colivre. É do mundo. E
> estamos tentando (e já começando a cansar disso) ajudar nesta
> construção, para que este software **livre** possa ser o mais
> democraticamente possível construído, levando-se em consideração o que
> cada um dos implementadores tem como necessidade, num debate democrático.
Claro, mas o "mais democraticamente possível" não pode esquecer que todo
o trabalho é, a princípio, voluntário (o da Colivre é voluntário como
organização, a não ser por vínculos *contratuais* quando o voluntarismo
partiria do cliente que se beneficia do trabalho). Assim o escopo de
deliberações não pode incluir *priorização* do que deve ser trabalhado,
ou então está havendo *condução* (para ficar num termo mais brando) do
trabalho dos outros.

> Por exemplo: qual o problema que estamos enfrentando? O Noosfero está
> com uma política de aprovação e definição de prioridades nos
> merge-requests que não está clara o suficiente. Este é um problema
> real, que o atual modus operandi não está resolvendo. Qual a solução
> para isso? Pensar maneiras de alterar o modus operandi: maneiras de
> tomar decisões sobre priorização de merge-requests que possam ser
> partilhadas, envolvendo a comunidde, e envolvendo a comunidade também
> na ajuda na revisão de merge-requests.
Foi dito (em reunião) que o atual problema com os merge-requests teria
sido por falta de mão-de-obra pra fazer sua revisão. A sugestão foi que
a comunidade contribuísse mais com isso. Se você quer tocar a discussão
sobre isso, sugiro que faça em outra thread e leve em consideração o
ponto importante da mão-de-obra para revisões.

> Senão, teremos de novo um debate que vai terminar em nada, como
> inúmeros que estão acontecendo nesta lista, e ficam no esquecimento. E
> não é por "inexperiência em usar e-mails ou participar de listas". Com
> certeza vocês não são inexperientes, e eu também não sou, nestes
> espaços de discussão.
Até o presente momento, sinto que cobri suficientemente todos os
argumentos com meus contra-argumentos. Assim, vejo o progresso
acontecendo na discussão.

Se existe algum ponto que não foi suficientemente coberto, basta falar.
Se houver alguma imprecisão ou erro em algum contra-argumento, basta
falar também.