Proposta de Reestruturação do Conteúdo

daniel tygel dtygel at eita.org.br
Mon Aug 11 11:22:32 BRT 2014

Olá Leandro e demais,

     Concordamos que a questão da usabilidade é um problema gravíssimo
no noosfero. E um dos problemas é a confusão entre o painel de controle
individual, o de um empreendimento e o de uma comunidade.

     Assisti ao vídeo e entrei no alpha. Confesso que fiquei confuso com
algumas coisas.

     Mas antes de fazer meus comentários, gostaria de solicitar que
tivéssemos um bom tempo para discutir isso, pois esta mudança altera
totalmente a usabilidade do noosfero, e temos várias cartilhas,
vídeo-tutoriais, e uma base de quase 9.000 usuários usando o atual
sistema, e sabendo usá-lo. Por isso, deve-se ser muitíssimo cuidadosos
para fazer uma mudança desta envergadura. Olhando outros sistemas
comuns, percebemos que normalmente há uma fase de transição, em que o
sistema dá a opção para os usuários optarem entre irem para a nova
interface ou se manterem na anterior, e quem usa a nova interface é
demandado sobre como está sentindo e se novas confusões apareceram.

     Seguem agora algumas considerações de minha parte:

1. Como se fez esta especificação de nova interface? Com quais atores?
Qual foi a base teórica ou de outros sites que se tomou como referência?
Na nossa opinião, uma mudança deste calibre precisaria ter uma boa e
detalhada especificação que justificasse os prós e contras da alteração

2. Foram feitos testes com usuários finais (não desenvolvedores) para
esta nova interface? Como se deram os testes, e como os usuários têm
reagido?

3. Isso leva em consideração os empreendimentos ou valerá apenas para
comunidades?

4. Os plugins geram novos comandos nos painéis de controle de cada
perfil. Por exemplo, o Cirandas tem botões "cesto de compras",
"relatórios de compras e vendas", etc, que são específicos para
empreendimentos. Como isso apareceria nesta lógica de configurações

5. Particularmente, fiquei confuso: não achei mais como aceder ao meu
painel de controle pessoal quando eu estava no ambiente da comunidade.
Tive que voltar para o meu perfil, que só era possível clicando na minha
imagem no menu lateral esquerdo (nem no nome dava pra clicar), e só
então vi que tinha um item "painel de controle"

      Repito: a iniciativa de mudar a usabilidade do noosfero é muito
boa, já que esta questão de usabilidade é percebida por nós como
prioritária. Por exemplo, a questão do noosfero não ser responsivo por
padrão, e várias outras coisas. Mas justamente por ser algo que altera
muito a experiência de uso do usuário, é preciso irmos com calma, com
base teórica em usabilidade e referenciais de outros sites que gostemos,
e com muito teste com usuários finais de todos os tipos em todas as
plataformas.

       Portanto, para além das 5 perguntas que estou deixando acima,
creio que seria bom pensarmos com calma a estratégia e forma de trabalho
e testes de usuários para a construção de uma alteração deste porte.

             Abraços,

                    daniel