Noosfero 1.0-rc1

Antonio Terceiro terceiro at colivre.coop.br
Fri Aug 15 22:10:06 BRT 2014

Minha gente,

Acabei de fazer uma tag 1.0-rc1 no repositório do Noosfero, e subir  Esse é o
primeiro marco no longo e trabalhoso processo de atualização do Noosfero para
funcionar com Rails 3, que teve a colaboração de uma boa quantidade de pessoas.
Gostaria de agradecer profundamente a todos que contribuíram até agora.

# Informações técnicas

Esta versão requer Rails 3.2, e foi projetada e testada em Debian
Wheezy, que portanto é a plataforma recomendada. Outras plataformas
podem ser usadas, e provavelmente vai funcionar, mas também
provavelmente vai dar um trabalhinho pelo simples fato de que a gente
normalmente não testa nelas.

Se você está esperando alguma coisa pra ajudar a testar esse novo
release, a hora é agora. Registre bugs com a tag `rails3`.

Quem fizer merge requests para corrigir bugs pode me colocar como
responsável (Assignee).

Quem tiver merge requests já feitos com correções de bugs para o branch
master, por favor faça um rebase contra o master atual e me coloque como
responsável pra eu olhar durante a semana que vem.

# Planos para o futuro

Eu pretendo lançar uma rc2 assim que uma quantidade razoável de bugs forem
arrumados, ou no pior caso, daqui a 3 semanas, i.e. no começo de setembro.
Daqui pra lá vamos ter uma visão um pouco mais clara sobre pra quando a gente
pode esperar o lançamento da 1.0 final.

# Problemas conhecidos

- Alguns plugins ainda não estão totalmente funcionais. Esperamos que a
  situação esteja melhor no lançamento da rc2. Considere fazer uma instalação
  de teste e testar os plugins que você usa, e consertar se ele estiver
  quebrado.

# Instalação via pacote Debian

Siga as instruções em http://download.noosfero.org/debian/wheezy-test/

# Instalação manual

A documentação ainda não está atualizada, especialmente na parte de
instalação das dependências. Mas baixar o código e rodar
./script/quick-start num sistema Debian wheezy vai instalar boa parte
das dependências, e a partir daí basta seguir o procedimento normal como
antes (criar banco de produção, configurar apache etc etc).

Instalação das dependências Ruby via Rubygems (até agora o único método
viável em sistemas que não sejam Debian Wheezy) ainda não foi testada,
mas um certo esforço foi feito durante todo o processo pra que funcione.
Eu pretendo testar isso pessoalmente no futuro, mas agradeço se alguém
também quiser testar e reportar o que aconteceu.

--
Antonio Terceiro <terceiro at colivre.coop.br>