Refatoração do Chat do Noosfero

Rodrigo Souto rodrigo at colivre.coop.br
Tue Aug 26 13:39:49 BRT 2014

Então pessoal, eu acho que continuar usando o protocolo XMPP é muito
interessante estrategicamente para a gente. Temos há muito tempo o
vislumbre da federação e foi ela mesma a principal razão de termos
inicialmente decidido por usar o XMPP como protocolo de chat. Se a nossa
visão em relação a isso é a mesma, o que eu julgo ser, acho que temos
que seguir os padrões que o protocolo define e implementar o que for
necessário para atender as nossas demandas.

Seguir o protocolo não implica em ficar preso a uma engine, pelo
contrário. Não há nada no Noosfero hoje que seja específico do Ejabberd,
a não ser a documentação de como instalar o chat.

Especificamente em relação ao histórico, acho realmente melhor usar algum
módulo do ejabberd que implemente a extensão do protocolo de histórico.
Não acho que vale a pena a gente tratar das burocracias de armazenagem
de histórico de mensagens (mensagem enviada offline, recepção duplicada,
etc;) que um módulo baseado na extensão do protocolo já deve tratar.

Por fim, concordo que quem faz tem a decisão final, mas também não é
cada um por si e deus por todos. Estamos em um processo de construção
coletiva, temos que tentar sempre evitar dispersão e retrabalho.

Descri??o: Digital signature