integração contínua + plugins com testes quebrados

Antonio Terceiro terceiro at colivre.coop.br
Fri Nov 7 17:52:45 BRST 2014

Eu vinha trabalhando nisso como uma brincadeira, mas se tornou útil pra
mim e acredito que pode ser útil pra todo mundo, de forma que eu resolvi
colocar na web:

http://ci.noosfero.org/

Os meus requisitos eram:

0) setup simples e manutenção fácil.
1) me permitir rodar os testes do Noosfero no ambiente com o qual eu
   me importo, que é Debian stable.

Como não consegui uma solução fácil, acabei aos poucos escrevendo isso
por diversão.

O código está no repositório https://gitlab.com/noosfero/noosfero-ci

Para todos os efeitos, essa é a fonte oficial de onde eu vou determinar se os
testes estão passado ou falhando; ou seja, é o que tem que ficar verde pra eu
resolver lançar a 1.0.

Os testes do core estão quase lá, mas ainda tem alguns plugins falhando:

Tests failed on comment_classification plugin: migration
Tests failed on custom_forms plugin: units, functionals
Tests failed on people_block plugin: units
Tests failed on remote_user plugin: functionals
Tests failed on send_email plugin: units, functionals
Tests failed on shopping_cart plugin: functionals
Tests failed on solr plugin: units, functionals
Tests failed on spaminator plugin: units
Tests failed on tolerance_time plugin: units

Se algum dos plugins listados acima importa pra você, eu sugiro que você use um
tempinho pra consertar os testes dele.

Em breve eu vou criar um blacklist de plugins cujos testes estão
quebrados e eles não serão mais testados por default, e efetivamente
passarão a ser ignorados ao rodar "todos os testes do Noosfero". Quando
os testes do plugin forem consertado, basta incluir no MR um commit
retirando ele do blacklist que ele vai voltar a ser testado.

--
Antonio Terceiro <terceiro at colivre.coop.br>