Re: Sobre o "next" e outras reflexões (era Re: Ciclo de desenvolvimento da 1.5)

Aurélio A. Heckert aurelio at colivre.coop.br
Mon Mar 7 15:21:05 BRT 2016

Vou meio que validar os dois lados sobre o freeze pra gente buscar uma
convergência.

Apontaram projetos sem freeze e até passaram a idéia de que só faria
sentido em algo bem maior, como um SO, mas, por exemplo, acontece também
no projeto Inkscape. Ele não é tecnicamente maior que o Noosfero, mas
tem uma base de usuários e desenvolvedores bem maior que a nossa. No
Inkscape tem o master e branches de versão (/que seriam equivalentes ao
next, e concordo com Jojó, é merda dentro do nosso modelo/), mas se você
empurrar algo quebrado ou questionável pra um branch desses outro dev
pode reverter seu commit e isso já aconteceu algumas vezes. A prática lá
é ter um branch pra cada wip e empurrar só quando estiver ok... beleza,
parece com a gente, mas não se pudermos empurrar pro next e depois o RM
terá que mergear tudo. Pretty obvoius... só uma ilustração.

Mas o Inkscape não tem uma cobertura de testes tão boa quanto o
Noosfero. E é isso que a gente não está aproveitando bem. Lá é preciso
que a galera bleeding edge ajude a testar... A proposta de um bot
empurrar para o master (/Braulio?/) no caso de TODOS os testes passarem
é muito legal. Também me incomodo com congelamentos e também acho que é
estranho (/apesar de não incompatível, descordando do texto/) com o
método ágil.

Veleus!

*Aurélio A. Heckert (aka Aurium)*
http://softwarelivre.org/aurium