Processo de Decisão e Congelamento

Antonio Terceiro terceiro at colivre.coop.br
Wed Mar 16 15:48:27 BRT 2016

On Tue, Mar 15, 2016 at 11:22:00PM +0000, Bráulio Bhavamitra wrote:
> Outra coisa em relação ao RM: hoje vejo ele com dois trabalhos ainda
> exclusivos:
> 1) anunciar a nova release, o que envolve organizar e descrever as novas
> funcionalidades para os usuários finais
> Aqui acredito que também podemos dividir o trabalho, ainda é necessário
> pensar como.

não sei se vocês notaram mas eu tinha deixado de fazer isso há muito
tempo. se alguém se organizar pra escrever notas de lançamento
certamente vai ser útil.

> 2) fazer o empacotamento e testar o deploy no debian: este trabalho
> considero ser útil para os ambientes que usam este sistema de deploy
> (acredito que softwarepublicos e outras redes da Colivre),

errado; esse trabalho é útil para que _usuários_ que não são
desenvolvedores possam instalar o noosfero sem ter que aprender ruby,
rubygems, bundler, postgresql, apache, etc etc etc ...

a colivre escolheu utilizar os pacotes debian como o seu método de
deploy porquê 1) na nossa opinião é a opção mais sustentável e 2) pra
garantir que esse método funciona e é suportado.

> mas não é de interesse de outros atores (como o participa,
> blogoosfero, cirandas, etc).

claramente nem todo mundo se importa com garantir que "os outros" possam
usar o noosfero de uma forma simples, e isso não é um problema. na
verdade é o mais comum: normalmente os desenvolvedores de projetos web
se importam apenas consigo mesmos e o usuário que se f*** pra seguir
manuais de instalação com mil passos, baixar coisas aleatórios da
internet, se virar pra aprender as ferramentas mais quentes do momento,
etc etc.

no noosfero historicamente a gente cultivou a lógica inversa: a opção de
instalação "chata" usando a boa e velha ferramenta que todo usuário
intermediário e sysadmin iniciante conhece (APT) foi sempre uma cidadã
de primeira classe no processo de desenvolvimento.