Re: Processo de Decisão e Congelamento

Bráulio Bhavamitra brauliobo at gmail.com
Mon Mar 21 20:37:16 BRT 2016

On Wed, Mar 16, 2016 at 3:49 PM Antonio Terceiro <terceiro at colivre.coop.br>
wrote:

> não sei se vocês notaram mas eu tinha deixado de fazer isso há muito
> tempo. se alguém se organizar pra escrever notas de lançamento
> certamente vai ser útil.

> errado; esse trabalho é útil para que _usuários_ que não são
> desenvolvedores possam instalar o noosfero sem ter que aprender ruby,
> rubygems, bundler, postgresql, apache, etc etc etc ...
>
> a colivre escolheu utilizar os pacotes debian como o seu método de
> deploy porquê 1) na nossa opinião é a opção mais sustentável e 2) pra
> garantir que esse método funciona e é suportado.

é a escolha de vocês e um caminho possível de deploy :)

> [...]
> verdade é o mais comum: normalmente os desenvolvedores de projetos web
> se importam apenas consigo mesmos e o usuário que se f*** pra seguir
> manuais de instalação com mil passos, baixar coisas aleatórios da
> internet, se virar pra aprender as ferramentas mais quentes do momento,
> etc etc.
>
> no noosfero historicamente a gente cultivou a lógica inversa: a opção de
> instalação "chata" usando a boa e velha ferramenta que todo usuário
> intermediário e sysadmin iniciante conhece (APT) foi sempre uma cidadã
> de primeira classe no processo de desenvolvimento.

Deixando o Linus responder para desenvolvedores debian:
https://youtu.be/1Mg5_gxNXTo?t=280

Basicamente fazer um pacote para o Debian não vai ajudar os usuários
finais, ou apenas uma minoria de menos 1% dos usuários linux. Ajudaria se
fosse algo mais universal, pelo menos no mundo linux. Linus explica os
detalhes.

abraços,