Noosfero 1.5

Bráulio Bhavamitra brauliobo at gmail.com
Tue May 10 20:15:25 BRT 2016

Maravilha Rodrigo, comento abaixo os pontos.

On Tue, May 10, 2016 at 4:47 PM Rodrigo Souto <rodrigo at colivre.coop.br>
wrote:

> [...]
> positivos ou negativos que a remoção do freeze pode ter causado.
>
> Em relação a esse release, tem algumas coisas que eu considero
> relevantes serem pontuadas:
>
> 1. No momento, não temos como gerenciar traduções via weblate em outro
> branch que não seja o master. Isso dificulta bastante o processo de
> tradução. Uma possível solução para esse problema seria fazermos um
> "micro-freeze", algo em torno de uma semana, para fazermos as traduções
> antes de separarmos o branch do release do master. Mais sugestões?
>
> OBS: agradecimento especial a Leandro Nunes que deu um gás memorável na

Sim, esse é o ponto mais grave acho. A questão é que sempre precisamos das
traduções em português, então eu até sugeriria integrar no CI (de modo
opcional com o allowed failures) para sinalizar quando está faltando
traduções. Isso iria na linha de manter as coisas traduzidas no ritmo dos
avanços, sem freezes. Não dando para forçar a barra nesse ponto concordo
com o um mini freeze, mesmo assim precisamos de algo mais dinânimo que o
weblate, pois ele é meio travadão por exemplo para adicionar plugins. A se
pensar...

> [...]
> automatizados. Nesse release o checklist pode ser visto na página da
> milestone (https://gitlab.com/noosfero/noosfero/milestones/4). Nesse
> release eu acabei fazendo todos os testes. Para o próximo release decidi
> criar issues com a label "user-story". Já criei uma lista considerável
> de histórias, mas ainda acho que muitas podem estar faltando. Assim que
> extrairmos o branch desse release peço a todos tirem 15 minutinhos para
> testar uma ou duas histórias e não deixar essa tarefa se sobrecarregar
> sobre alguém (como foi comigo nesse release).

Sim, fiquei curioso para saber se com os testes deu para encontrar muitos
problemas. Isso é um termômetro para saber o quanto está faltando testes
automatizados.

Outra coisa é que sim precisamos de qualquer maneira distribuir esse
trabalho. Estou mais com a responsabilidade dos testes e do CI e preferia
que outros pudessem se focar nisso. De qq maneira, de vez em quando tenho
que assumir esse papel, como logo mais na atualização do Cirandas.
Ou seja logo mais devo entrar com feedback de testes.

> 3. Muita coisa tem entrado no release e com uma grande variedade de
> commiters incorporando coisas é mais importante ainda a gestão do que
> está entrando em cada release. Então peço aos commiters que sempre que
> incluirem algum merge-request lembrem de marcar ele na milestone da
> respectiva release e, caso o merge-request seja um funcionalidade
> relevante para o usuário final, incluí-la no CHANGELOG do código (isso
> vale para os desenvolvedores também).

Sim, bom lembrete. Podemos ter tb um label include-in-changelog para
postergar e delegar o trabalho do changelog.

> 4. Com o afastamento de Terceiro do projeto uma das grandes lacunas que
> ficou aberta foi a do empacotamento Debian. Tivemos muita sorte de quase
> simultaneamente ganharmos um novo Debian Developer na comunidade, Lucas
> Kanashiro, que assumiu o empacotamento. Valeu Kanashiro!

Valeu :)

> 5. Essa foi a primeira vez que passamos (praticamente) todo o
> release no verde no CI! Yay! Vamos tentar manter dessa forma.  ;)

Sim, ando estabilizando cada vez mais o 4 CIs que temos. Posso dizer que
estamos realmente nos solidificando no uso deles e de manter sempre verde,
um grande avanço!
Ainda tem um aleatório que o Rafael está ajudando (
https://gitlab.com/noosfero/noosfero/merge_requests/794)

> Agora chega de lenga-lenga!

Exatamente :)

abraços!