Noosfero 1.5

Leandro Nunes leandronunes at gmail.com
Tue May 10 21:28:01 BRT 2016

Grande Diguliu e comunidade,

Parabéns a todos pelo lançamento dessa nova versão e parabéns por estarmos
abertos a experimentar um novo modelo de trabalho.
Acredito que estamos caminhando para um caminho para nos tornarnos muito
mais ágil e eficientes.

> Olá todos!
>
> Estamos lançando hoje a versão final do Noosfero 1.5. Essa foi a
> primeira versão depois de muitas em que não fizemos o freeze do master
> para o lançamento. Durante o período onde haveria freeze, mas não houve,
> fiz uma estimativa de cerca de 50 merge-requests que foram incorporados
> que, a princípio, estariam na fila de espera caso estivéssemos
> congelados. Acredito que nos poupamos bastante overhead com isso!

Esse resultado para mim por si só já extremamente expressivo.

> Ainda assim, não sabemos ainda os verdadeiros impactos da ausência do
> freeze, por isso peço a todos que dêem uma atenção especial a esse
> release, especialmente de um ponto de vista comparativo com as versões
> anteriores, para termos uma avaliação, mesmo que subjetiva, dos impactos
> positivos ou negativos que a remoção do freeze pode ter causado.

Se você não sabe o impacto é que nada de grave aconteceu, então o caminho
deve ser bom :)

> [...]

> automatizados. Nesse release o checklist pode ser visto na página da
> milestone (https://gitlab.com/noosfero/noosfero/milestones/4). Nesse
> release eu acabei fazendo todos os testes. Para o próximo release decidi
> criar issues com a label "user-story". Já criei uma lista considerável
> de histórias, mas ainda acho que muitas podem estar faltando. Assim que
> extrairmos o branch desse release peço a todos tirem 15 minutinhos para
> testar uma ou duas histórias e não deixar essa tarefa se sobrecarregar
> sobre alguém (como foi comigo nesse release).

Comecei a trabalhar para termos uma automação destes testes acessando o
servidor de homologação da release, mas não tive fôlego. Eu acredito que
esse é um bom caminho e é eficiente também.

> 3. Muita coisa tem entrado no release e com uma grande variedade de
> commiters incorporando coisas é mais importante ainda a gestão do que
> está entrando em cada release. Então peço aos commiters que sempre que
> incluirem algum merge-request lembrem de marcar ele na milestone da
> respectiva release e, caso o merge-request seja um funcionalidade
> relevante para o usuário final, incluí-la no CHANGELOG do código (isso
> vale para os desenvolvedores também).

Boa ideia.

> 4. Com o afastamento de Terceiro do projeto uma das grandes lacunas que
> ficou aberta foi a do empacotamento Debian. Tivemos muita sorte de quase
> simultaneamente ganharmos um novo Debian Developer na comunidade, Lucas
> Kanashiro, que assumiu o empacotamento. Valeu Kanashiro!
>
> 5. Essa foi a primeira vez que passamos (praticamente) todo o
> release no verde no CI! Yay! Vamos tentar manter dessa forma.  ;)

Vamos nos cobrar para continuarmos assim :)

show!!!