Re: Conteúdo público em perfil privado

Rodrigo Souto rodrigo at colivre.coop.br
Thu Sep 22 13:18:20 BRT 2016

Acho que já passou tempo o bastante pra quem se interessaria em opinar
sobre essa questão se manifestasse, então vou tentar fazer uma síntese
do que foi colocado, tentar comentar cada uma das sugestões e propôr uma
solução

==

Ricardo: um conteúdo ser público em um perfil privado não implica em uma
falha de segurança se o autor do conteúdo e o administrador do perfil
têm consciência disso. Em relação à questão filosófica sobre a
"privatização" de conteúdos comuns, isso não é algo que seja tratável ao
nível de software, mas sim a nível de cultura dos usuários. O Noosfero
como uma plataforma de gerenciamento de conteúdo precisa prover
infraestrautura para conteúdos privados para o caso de informações
sensíveis. Isso é uma questão de segurança.

Tallys: gostei da sua sugestão para resolver o problema da interface
pública de um perfil privado.

Italo: no caso da UFBA, verifiquei que o artigo está marcado como
'público'. Esse é um bug relacionado à criação de conteúdos dentro de
pastas privadas. Por padrão, o post sempre vinha marcado como público,
mesmo quando a pasta pai estava privada. Isso causa essa confusão pois o
usuário parte do pressuposto que se uma pasta é privada, todo o seu
conteúdo é também. No momento o que foi feito foi usar a configuração de
privacidade do pai como padrão na criação de artigo, mas talvez valha a
pena termos essa discussão que estamos tendo agora, mas na relação de
conteúdo e seus pais.

Valéssio, Celi e Italo: sobre a questão da hierarquia de privacidades,
entendo o ponto de vista de Celi sobre a ideia do padrão de acessos, que
foi também uma sugestão de Italo para a solução do problema. Porém, como
foi bem explicado por Valéssio, essa hierarquia de privacidades nas
possibilidades de uso geral do Noosfero não se limitam apenas a um
padrão de acesso, mas sim a uma definição de escopo de acesso. O exemplo
da Intranet é bem característico do que significa essa definição de
escopo. O mesmo se aplica ao nível da relação de grupos com usuários
(ambiente > grupos > usuário). Por mais que o autor de um conteúdo tenha
autonomia sobre ele, isso não pode dar a ele a autonomia sobre o espaço
no qual o conteúdo dele está sendo publicado. Ou seja, quem tem a "voz
final" sobre os limites de privacidade de um conteúdo é sempre o gestor
do espaço no qual o conteúdo está sendo publicado.

Isso nos traz a uma outra questão. Não queremos estimular os gestores
dos espaços (ambiente, comunidades, etc) a reduzir muito os limites de
privacidade do espaço. Nesse sentido que acho muito interessante a
sugestão de Valéssio de tanto o ambiente quanto as comunidades terem a
opção de escolher permitir a publicação de conteúdos "livres", que
passariam através da política de privacidade padrão do espaço. Como isso
poderia funcionar:

  * Tanto ambiente, como comunidades privadas teriam essa opção.
  * No caso do ambiente, uma vez ativada essa opção, tanto publicações
de usuários quanto de comunidades poderiam ser marcadas como "livres".
No caso da das comunidades, as publicações dos seus membros nela.
  * Caso um ambiente seja privado e não tenha habilitado está opção, mas
uma comunidade privada tenha habilitado, isso significa que o conteúdo
"livre" da comunidade seria visível apenas para membros do ambiente. Já
no caso do ambiente ter habilitado também essa opção, este conteúdo
seria visível para qualquer visitante.
  * A diferença de um conteúdo público para um contéudo privado nesse
cenário é que o conteúdo privado seria acessível apenas para as pessoas
com permissão de "Visualizar conteúdos privados", enquanto o público
seria visível para todo o espaço (comunidade ou ambiente).

O que acham?

PS: Desculpem pelo email longo!     ;)