[Postfix-br] Políticas AntiSpam, utilizadas

vic vic em wa.pro.br
Quinta Agosto 15 11:03:49 BRT 2013

Em 2013-08-15 0:34, Kleber Rodrigues escreveu:
> Amigos, tudo bem?
>
> Sou usuário postfix a anos, e adoto a solução
> Postfix+Mysql+Amavis+Spamassassin+Clamav+Policyd, em conjunto com
> algumas lista RBLs, além de alguns filtros que eu mesmo gerencio, bem
> tudo funciona bem, legal, bonito, mas, não é 100% (sei que nada é
> 100%), tanto é que, algumas vezes sofro com problemas de spams, sofro
> também com meus próprios usuários que se contaminam com vírus e
> fazem aquela bagunça pela internet (vocês devem saber do que estou
> falando) e ainda sofro com alguns usuários que colocam aquelas senhas
> [...]

Servidores de correio sempre vão dar dor de cabeça de vez em quando,
contudo eu mantenho minha política firme e se um servidor de terceiro é
barrado por RBL, SPF ou não seguir alguma boa prática, fazemos um
tratamento caso à caso, que geralmente é explicar o ocorrido ao cliente,
avisar o responsável, fazer uma liberação temporária especifica para o
caso até que o terceiro corrija o problema.

O que pode ajudar é:

- use o amavis com um banco de dados (postgresql), assim pode facilita
fazer regras por usuário, domínio, etc. Existem um painéis web para
isso, mas não achei um que me atendesse. Eu tenho alguns selects prontos
para algumas coisas que uso, mas não fiz nenhuma interface para tal

- mantenha seus filtros do SA atualizados e treine você mesmo seu SA

- tb tenho um script que monitor a fila de mensagens

- Se seu painel de administração e/ou webmail não tem como exigir senhas
mais fortes, altere o código deles para evitar que seus usuários
escolham senhas fracas

- faça seu LDA jogar e-mail suspeitos de ser SPAM na pasta junk

- use e abuse de relatórios, gráficos e ferramentas de estatística.

E o mais importante é tratar spammers como eles merecem:
http://choppnerd.com/this_is_spam.gif

--
vic
choppnerd.com