[Postfix-br] Nova tecnologia anti-spam

Leandro leandro em spfbl.net
Sexta Agosto 19 14:08:57 BRT 2016

Que ótima noticia Mario!

Nossa lista tem vários critérios de bloqueios. Porém podemos dividir esses
critérios em dois grupos: por bloqueio manual ou por má reputação.

No grupo de bloqueios manuais, nós fazemos uma serie de testes para
descobrir basicamente quais IPs estão alocados em maquinas que não deveriam
estar enviando e-mail e também bloqueamos spammers notórios, através de
identificação pelo WHOIS brasileiro, pegando CPF ou CNPJ. Nós também não
aceitamos IPs com reversos genéricos pois descobrimos que diversos serviços
de datacenter são contratados por spammers para alocar VMs e disparar
rajadas de SPAM até a exaustão do IP nas listas negras. Depois o spammer
desaloca a VM e aloca outra em seguida, com outro IP do mesmo datacenter,
para repetir a operação. Digamos que os clientes sérios que alocam VM
usando reverso genérico são uma minoria insignificante, então decidimos
banir os reversos genéricos. Alias isso não é um problema para clientes
sérios, pois uma simples mudança do reverso resolve seu problema. Já o
spammer vai ter que expor seu domínio real então ele vai acabar desistindo
da operação.

No caso da reputação ruim, basicamente qualquer motivo para rejeitar uma
mensagem gera um ponto negativo. O SPFBL registra todas as consultas
realizadas e marca o dia e hora de cada uma. Então com a informação do
volume total consultado e os pontos negativos, ele consegue calcular um
percentual, que seria os pontos negativos pelo volume total de envio. Cada
IP e domínio carrega estas informações. Ai no caso do DNSBL, qualquer IP
que tenha mais de 50% de pontos negativos por volume total entram na lista.
Os motivos para pontos negativos são basicamente isso que você disse: SPF
com FAIL, envio de mensagem sem FCrDNS e ao mesmo tempo não deu PASS no SPF
(sem possibilidade de identificação do responsável pelo envio), domínios
inexistentes, remetentes inválidos ou que não tem MX, spamtraps, etc.
Basicamente é isso.

Se tiver mais dúvidas estarei à disposição.

Abraços,
Leandro
SPFBL.net

Em 19 de agosto de 2016 09:02, Mario Jorge Lima <mariolima em multisites.com.br