[Postfix-br] Nova tecnologia anti-spam

Leandro leandro em spfbl.net
Domingo Agosto 21 10:06:08 BRT 2016

Opa valeu Mario.

Os reversos genéricos são usados pelas operadoras ou datacenters para
marcar que um determinado IP está vago e pode ser usado pelos seus
clientes. Acho que essa página do Spamcannibal explica bem o que seria isso:

http://www.spamcannibal.org/statsgeneric.html

Essa aqui é a lista de bloqueios da nossa DNSBL, que disponibilizamos para
qualquer um poder clonar e criar sua própria DNSBL ou para somente usar no
seu próprio SPFBL. Note que tem vários reversos genéricos que mineramos:

https://raw.githubusercontent.com/leonamp/SPFBL/master/doc/block.txt

Estamos seguindo na mineração de novos reversos genéricos, então a lista só
tende a crescer.

O grande problema dos reversos genéricos é que o cliente mau intencionado
não pede para a operadora do IP mudar esse reverso, a fim que tentar
enganar sistemas anti-spam e se aproveitar da boa imagem deste provedor.
Supondo que determinado domínio de um provedor famoso esteja em várias
whitelists, se o spammer for esperto vai usar o reverso genérico para se
aproveitar desta condição. Ou então ele só usa o reverso genérico para não
ser identificado mesmo e para não sofrer punições fora do escopo daquele IP.

Muitas vezes o datacenter tem milhares de IPs e o spammer consegue seguir
trocando de VM, com mudança de IP, para seguir mandando rajadas em cada
troca. Se os reversos genéricos estiverem previamente bloqueados, o spammer
perde essa mobilidade. Engraçado que alguns de nossos colaboradores dizem:
nossa, alguns spammers já nascem mortos. Seria mais ou menos isso a ideia,
o spammer nascer morto.

Quando o sujeito manda a operadora mudar o reverso para dentro do seu
próprio domínio, significa que existe uma probabilidade enorme do sujeito
ter intenções de usar aquele mesmo IP por um longo período de tempo. A
diferença entre ter intenção de usar por um longo período já dá sinais que
este sujeito quer se responsabilizar pelo SPAM oriundo do seu IP alugado.
Seria algo equivalente que o sujeito mostrasse o RG ao entrar num
estabelecimento, ou algo do tipo.

Claro que pode aparecer alguns poucos clientes legítimos que usam o reverso
genérico, por falta de conhecimento. Porém, se um destes estiver listado na
nossa DNSBL, basta que ele peça a mudança de reverso junto com sua
operadora. Essa postura que estamos tomando vai começar a forçar estes
poucos casos legítimos a mudarem seus reversos e teremos no futuro uma
situação onde o spammer estará diretamente correlacionado ao uso de reverso
genérico. Essa é nossa meta e já está dando efeito. Já presenciamos
diversos casos onde o sujeito mandou mudar o reverso só para sair da nossa
lista. Muitos não sabiam que isso era necessário e outros não fizerem por
preguiça mesmo.

Para que consigamos ser objetivos, formalmente a regra é a seguinte: o
administrador do MTA deve se igual ao administrador do domínio ou
subdomínio do reverso. A ideia é que o sujeito não se esconda por de trás
de um domínio de terceiro, a fim de evitar a identificação dele. Se o
domínio não pertencer a terceiros, então a identificação do administrador
do MTA passa a ser possível através de sistemas de identificação como o
WHOIS. Se o administrador do MTA estiver lá no WHOIS, então se ele criar
novos domínios, todos estes estarão ligados pelo mesmo administrador. Desta
forma a punição passa a ser possível, mesmo com troca de domínio.

Vou dar um exemplo para ilustrar a ideia. Tem um sujeito chamado Jason
VandeBoom. Esse cara tem milhares de domínios registrados no exterior e
isso por si só já caracteriza uma certa intenção de fugir de punição pela
tangente. Então quando foi identificado como spammer, através de milhares
de denuncias no nosso sistema, mandamos bloquear todos os novos domínios
dele, como por exemplo esses dois mais recentes: acemserv.com e lexml1.com.
Se você olhar no WHOIS, comprovará que ambos são do mesmo dono.

Supondo que ele usasse reverso genéricos para enviar SPAM, seria impossível
aplicar punição nele, por conta da impossibilidade de identificá-lo com
precisão.

Acho que isso explica toda a fundamentação desta regra então se tiverem
criticas ou sugestões, estarei à disposição para melhorarmos ela.

Desculpe pela mensagem grande, mas foi necessário visto a complexidade do
tema.

Abraços,
Leandro
SPFBL.net

Em 21 de agosto de 2016 08:43, Mario Jorge Lima <mariolima em multisites.com.br