[Postfix-br] Nova tecnologia anti-spam

Adenilson Mezini amezini em gmail.com
Terça Agosto 30 11:11:14 BRT 2016

Ola a todos.

Comecei a usar o spfbl.net e bloqueou muito bem os SPAMs.

    check_client_access hash:/etc/postfix/whitelist_rbl,
    reject_rbl_client zen.spamhaus.org,
    reject_rbl_client b.barracudacentral.org,
    reject_rbl_client cbl.abuseat.org,
    reject_rbl_client dnsbl.spfbl.net,

porém, estou com umas duvidas, todos na internet colocam as regras acima no
*smtpd_recipient_restrictions*, porém a documentação do postfix diz para
colocar no *smtpd_client_restrictions*.

onde seria o melhor lugar?

Porém com a lista spfbl.net, cresceu o número de falsos positivos e estou
querendo criar uma lista com os dominios, porém não está dando certo por
dominio, apenas por hostname ou IP do servidor.

check_client_access hash:/etc/postfix/whitelist_rbl,

whistelist_rbl
dominio.com   ok
dominio2.com   ok

Abraços,