[Postfix-br] Restringindo envio entre contas locais na porta 25

Bruno de Paula Larini bruno.larini em riosoft.com.br
Quarta Janeiro 25 12:28:00 BRST 2017

Olá Rafael, obrigado pela resposta.
Com relação a políticas de envio ele já está funcionando da maneira
esperada: envio sem autenticação a partir de redes conhecidas, envio
autenticado obrigatório de outros lugares e negar uma entrega local caso
seja feito pela porta 25 de uma rede não conhecida utilizando uma conta
local como remetente.

O problema era a mensagem que retornava (Server configuration error) no
caso que mencionei, mas vi que o erro foi meu. Pensei que tinha
executado o comando "postmap", mas não tinha. Isso parece ser necessário
pois a diretiva especifica um arquivo junto a "hash:". Sendo assim, ele
espera ler um arquivo com o mesmo nome mas com ".db" no final, mas ele
não existia (daí a mensagem). Após executar o comando, a mensagem que
retorna é mais amigável: "Sender address rejected: Access denied".

Agora, o por que de ter funcionado mesmo sem o arquivo .db existir é uma
boa pergunta, hehe.

Obrigado!