[Postfix-br] Prospecção de clientes por expos ição da possibilidade de spoofing de remetente

Mario Jorge Lima mariolima em multisites.com.br
Sexta Novembro 29 17:22:18 BRST 2019

Ola, Leandro,

Nos DNS's dos meus clientes de hospedagem, normalmente o registro TXT é assim:

"v=spf1 a mx a:srv8.multisitesdominios.com.br ~all"
ou
"v=spf1 a mx a:srv8.multisitesdominios.com.br -all"

Devo mudar?

Mario./

At 12:38 29/11/2019, you wrote:
>Pessoal,
>
>Recentemente eu me deparei com um caso de um
>colega, dono de hospedagem, onde um concorrente
>entrou em contato com um dos seus clientes para
>expor uma possibilidade de spoofing de remetente
>de envelope em envio de email, para causar
>intriga na relação cliente e fornecedor. Isso
>aconteceu porque o domínio do cliente dele
>estava com SPF registrado como soft-fail para o mecanismo all.
>
>Para aqueles que tem serviço de hospedagem,
>recomendo que vocês corrijam esse defeito para
>os domínios que apresentem a mesma causa, para
> [...]

OBS: Eventualmente nao acentuo algumas palavras
do Portugues, para evitar bugs na recepcao dos emails.