[PSL-Brasil] Certificação de Software Nacional vs SL

Ronaldo Lages * ASL.Org rclages em softwarelivre.org
Terça Dezembro 11 15:33:20 BRST 2012

Mesmo sendo o SL internacional pelo seu próprio conceito, nada impede que
ótimos produtos nacionais se desenvolvam sobre essa base bem sólida, e são
eles que precisam estar atentos para essa certificação. Mesmo indigesta, é
a forma que o Governo Federal (MCTI) escolheu para em breve preferenciar
esses softwares em licitações. Hoje é opcional mas o Programa TI Maior logo
logo vai direcionar as compras governamentais para quem for certificado,
além de estar-se apto a outras fontes de investimento. As empresas que
trabalham e desenvolvem em e com SL não podem se omitir pois a questão é
regramento de um mercado que hoje simplesmente aceita o "modus operandi"
dos grandes fornecedores, menosprezando as ideias e soluções nacionais,
mesmo que elas sejam também reconhecidas além fronteiras. Se queremos ter
mais empresas desenvolvendo, usando e fomentando SL, as que estão nesse
mercado necessitam ver tudo isso como oportunidades. Apenas dizer que o
Governo não prioriza SL não sustenta argumentações, pois acima de qualquer
solução deve estar seu custo/benefício para a Administração Pública.
Afinal, o lobby dos grandes players já fez sua parte na elaboração da TI
Maior. A questão que fica mal explicada é saber se apenas traduções,
localizações ou custumizações de grandes soluções mundiais podem se
enquadrar no CERTICS? Se deixarem, aí sim podemos dizer que a TI Nacional
dançou feio :(

*Paz, Vida Longa e Prospere!**

Ronaldo Cardozo Lages
Facebook/Skype: rclages  Twitter: @rclages
E-mails: rclages em softwarelivre.org
     ronaldo em lages.net (GTalk, MSN)
     rclages em solisc.org.br
Técnico em Telecomunicações (CREA-SC)
Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil
1999 Idealizador do FISL [http://www.fisl.org.br/]
2003 Fundador da ASL.Org [http://www.asl.org.br/]
2009 Organizador do SoLiSC [http://www.solisc.org.br/]
2010 Técnico em Telecomunicações [http://www.ifsc.edu.br]