[PSL-Brasil] Licenciamento do JOOMLA e JOMSOCIAL

Marcus Vinicius contato em doutorlinux.com
Quinta Dezembro 13 13:48:38 BRST 2012

Caríssimo,

Direto do site da FSF:

"Um programa é software livre se os usuários possuem as quatro
liberdades essenciais:

  * A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito
    (liberdade 0).
  * A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas
    necessidades (liberdade 1). Para tanto, acesso ao código-fonte é um
    pré-requisito.
  * A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao
    próximo (liberdade 2).
  * A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a
    outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a
    chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao
    código-fonte é um pré-requisito.

Um programa é software livre se os usuários possuem todas essas
liberdades. Portanto, você deve ser livre para redistribuir cópias,
modificadas ou não, gratuitamente ou cobrando uma **taxa pela
distribuição**, a qualquer um, em qualquer lugar
<http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.html#exportcontrol>. Ser livre
para fazer tudo isso significa (entre outras coisas) que **você não deve
ter que pedir ou pagar pela permissão para fazê-lo.**" (os asteriscos
são meus

Cobrar uma taxa pela distribuição não caracteriza venda do software, ok
? A taxa é para cobrir as despesas de distribuição, não pela venda do
software se fosse assim, estaríamos indo pelo princípio da exclusão
econômica do uso, o que não é o caso. Talvez a tradução feita pelo site
tenha sido infeliz.

Uma outra coisa: até onde eu sei, o Linux sempre foi livre, pois foi
desenvolvido com ferramentas GNU. Isso foi dito pelo próprio Linus. Em
1991 o Linux foi liberado sob a GPL do Stallman. Como eu disse, eu creio
que a tradução foi infeliz.

Continuando, onde no site está o ponteiro para
http://www.jomsocial.com/license-agreement ?

Não encontrei.

Abraços,