[PSL-Brasil] Licenciamento do JOOMLA e JOMSOCIAL

Sergio Durigan Junior sergiodj em riseup.net
Quinta Dezembro 13 14:33:59 BRST 2012

On Thursday, December 13 2012, Ronald Emerson Scherolt da Costa wrote:

> Vamos a mais dados:

Obrigado :-).

> *As dúvidas que tenho são:*
>
> a) Posso juntar os código, considerando que comprei o JOMSOCIAL e derivar
> algo novo (JOOMLA + JOMSOCIAL + CÓDIGO NOVO) em licença GPL? (Até onde sei
> SIM).....

Sim, as duas licenças são compatíveis/iguais, portanto você pode, mesmo
tendo comprado um deles.  A GPL explicitamente permite que você faça
isso.

    2. You may modify your copy or copies of the Program or any portion of
    it, thus forming a work based on the Program, and copy and distribute
    such modifications or work under the terms of Section 1 above

> b) Sendo o JOMSOCIAL um GPL (embora seja vendido o que concordo que possa
> ser feito) seu código não deveria estar publicado? Na verdade só tem acesso
> ao código quem compra.... É isso mesmo?

Essa parte é um pouco mais complicada, pode ser que eu fale alguma
besteira.

Se você licencia um código sob GPL, você não é obrigado a distribuir o
código fonte para todas as pessoas do mundo.  Você só é obrigado a
distribuir o código fonte para aquelas pessoas que efetivamente
possuem/compraram seu software, e mesmo assim, só se elas pedirem.  É
direito delas ter acesso ao código, mas não é seu dever distribuí-lo
para todas as pessoas possíveis.

No entanto, quando você entrega o código para alguém, essa pessoa *pode*
redistribuir, modificar, etc, o código, e pode entregá-lo a quem quiser,
de acordo com os termos da licença.

Acho que é isso.  Espero não ter cometido nenhum erro.

--
Sergio