[PSL-Brasil] Sobre vender código GPL

Marcus Vinicius contato em doutorlinux.com
Quinta Dezembro 13 16:48:20 BRST 2012

Caríssimos,

Eu volto a dizer: o espírito da GPL não é de venda de código. Veja que
não foi usado o verbo "purchase" que significa vender, abaixo, mas o
verbo "convey", que significa transmitir, transportar, fornecer.

A GPL permite que se **transmita** algo de mão em mão e que se cobre
algo pelo trabalho que se tem de transmitir, de fornecer.

Ninguém pode vender algo que não é seu. Não se vende algo de que não se
tem a propriedade. Vender inclui o conceito de propriedade e software
GPL é commons, propriedade comum, ou seja, é de todos. É o conceito do
Ubuntu: humanidade para todos.

Não se vende (purchase) algo que é de todos para todos. Pode-se
transmatir (convey) algo que é de todos. mas como existe algum esforço
na transmissão/fornecimento, este esforço é compensado com algum pagamento.

Sendo assim, o software GPL em si não é vendido. O esforço de
transmiti-lo, de fornecê-lo é que pode ser pago.

Abraços a todos,

Marcus Vinicius
http://doutorlinux.com