[PSL-Brasil] Sobre vender código GPL

Bruno Souza bruno em javaman.com.br
Quinta Dezembro 13 17:47:34 BRST 2012

Nao sei nem se valhe a pena entrar nessa discussao... O que voce disse
antes eh que codigo GPL nao eh vendido, e eh sim vendido, e acontece
toda hora. Tanto no sentido mais generico do usuario ter acesso ao
programa (e ao codigo) pagando alguma coisa, quanto no sentido mais
especifco de alguem vender o direito autoral sobre o codigo GPL.

Agora voce esta dizendo que nao eh o espirito da GPL a venda de
codigo, e se pega no verbo usado na licenca... bem, entao que tal usar
o verbo "sell" (vender) que esta na FAQ:

     http://www.gnu.org/licenses/gpl-faq.html#DoesTheGPLAllowMoney
     Does the GPL allow me to sell copies of the program for money?
     Yes, the GPL allows everyone to do this. The right to sell copies
is part of the definition of free software.

"O direito de vender copias eh parte da definicao de software livre".
Da pra ser mais explicito que isso?

Bem, essa distincao microscopica do que exatamente se esta vendendo,
se eh uma licenca, uma copia, o software em si, o direito de uso, eh
uma discussao que nao vai a lugar nenhum.

Ate porque isso eh uma realidade de qualquer software ou bem
intangivel: sob esse aspecto, nao se vende musica, nao se vende
filmes, nao se vende software proprietario.

Nao sei qual o contexto inicial desse thread, mas ainda que a
distincao seja baseada no "espirito" da GPL, ainda assim, eh sim
possivel vender copias de codigo GPL, e mesmo de acordo com os
criadores desse "espirito", "o direito de vender (sell) copias eh
parte da definicao de software livre"...

[]s,
Bruno.