[PSL-Brasil] Sobre vender código GPL

Bruno Souza bruno em javaman.com.br
Quinta Dezembro 13 18:41:38 BRST 2012

Em 13 de dezembro de 2012 17:39, Marcus Vinicius
<contato em doutorlinux.com> escreveu:

> ** Em ambos os casos, o que você paga é o trabalho que os profissionais
> tiveram de empacotar tudo para você e que não é um trabalho pequeno. O nome
> disso é custo de transação. É uma transação com uma força de trabalho cujo
> ativo específico é o conhecimento humano. Uma das grandes diferenças que
> existes entre o software proprietário e o software livre é justamente que o
> software proprietário tem precó de venda *e* custos de transação e o
> software livre não tem preço de venda; só tem custos de transação.

Marcus, eu entendo o seu ponto, e concordo com voce que o _resultado_
de qualquer licenca livre eh fazer com que software livre _em geral_
nao tenha preco de venda. Mas isso nao eh nem o objetivo da GPL nem
uma obrigatoriedade. Eu posso fazer um software GPL e so entregar a
quem pagar para ter acesso ao software, do mesmo jeito que um software
proprietario. A distincao entre software livre e proprietario nao eh
no preco de venda, e sim o fato de que o meu cliente tem muito mais
direitos com o software livre do que com software proprietario, e
esses direitos extras levam o software livre ser _em geral_ abundante,
e seu "preco de venda" tender a zero. Mas, existem diversos
desenvolvedores de software livre que vivem de vender codigo GPL, e
para isso, eles tornam o software livre de alguma forma "escasso",
justificando a venda.

Veja tambem:
     http://www.gnu.org/licenses/gpl-faq.html#DoesTheGPLRequireAvailabilityToPublic

[]s,
--
Bruno.
Bruno Peres Ferreira de Souza                         Brazil's JavaMan
http://www.javaman.com.br                      bruno at javaman.com.br
     if I fail, if I succeed, at least I live as I believe