[PSL-Brasil] Licenciamento do JOOMLA e JOMSOCIAL

Bruno F. Souza bruno em javaman.com.br
Sexta Dezembro 14 15:27:08 BRST 2012

On 14/12/2012, at 14:27, Marcus Vinicius wrote:

> "portanto FOO só pode ser distribuído sob GPL v3+", o que me transmite a idéia de que estes direitos foram entregues à comunidade, pois ao usar a GPL v3+ você abriu mão da titularidade dos seus direitos em favor da comunidade. Afinal, este é o espírito da GPL, não ?

Nao. Ninguem abre mao dos direitos. E muito menos em favor "da comunidade". A GPL eh uma licenca de uso, e portanto, voce mantem seus direitos autorais. E voce nao cede "em favor da comunidade", ja que voce esta garantindo direitos somente para quem voce distribui o seu programa e nao para a "comunidade".

> ** Então, creio que tem uma contradição aí: como precificar um direito do qual você não é mais o titular ?

A GPL (e quase todas as licencas livres), explicitamente GARANTEM o direito do autor. Ou seja, essa sua ideia de que o autor nao eh dono, de que se abre mao da titularidade, eh totalmente equivocada.

> **Dito isto, volto à estaca zero: como posso vender algo que não é meu, mas da comunidade ?

Por duas razoes: primeiro, porque se voce escreve, eh seu. Segundo, mesmo que voce nao tenha escrito, a GPL _especificamente_ te da o direito de vender. Esta _escrito na licenca_.

> ** O que você mencionou como realidade é o seu ponto de vista. E eu respeito o seu ponto de vista.

Licencas de software nao sao uma brincadeira nem uma questao de ponto de vista. Sao documentos legais, que regem o relacionamento entre as pessoas e seus direitos, sao criadas para serem defendidas em tribunais e sao escritas com muito cuidado, e a GPL em particular foi revisada por centenas de desenvolvedores e advogados. Eh fundamental que a comunidade software livre entenda o documento, em vez de querer discutir pontos de vista.

[]s,
Bruno.
Bruno Peres Ferreira de Souza                         Brazil's JavaMan
http://www.javaman.com.br                      bruno at javaman.com.br
        if I fail, if I succeed, at least I live as I believe