[PSL-Brasil] Licenciamento do JOOMLA e JOMSOCIAL

Marcus Vinicius contato em doutorlinux.com
Sexta Dezembro 14 14:27:32 BRST 2012

Ok, Oliva. Vamos a uma análise sob o meu ponto de vista.

On 14-12-2012 13:03, Alexandre Oliva wrote:

> Você tem todo o direito de manter e manifestar sua opinião, mesmo que
> ela contrarie a realidade ;-)
** O que você mencionou como realidade é o seu ponto de vista. E eu
respeito o seu ponto de vista.
> Software Livre, inclusive licenciado sob GPL, pode ser e é vendido.  Há
> muitíssimos exemplos contretos disso, mas posso me limitar a um exemplo
> fictício para demonstrar esse ponto:
>
> Olha só esse programa FOO que eu fiz, utilizando trechos de código
> GPLv3+ de terceiros (portanto FOO só pode ser distribuído sob GPLv3+).
> Vendem-se cópias por R$5.000, titularidade dos direitos autorais sobre a
> parte que escrevi por R$1.000.000 e serviços de consultoria, suporte,
> treinamento, instalação e customização por R$250 a hora.  Tá a fim?
** Vamos lá. Inicialmente:

** (1) FOO só pode ser distribuído sob GPLv3+ - Ok, sem problemas.

** (2) R$ 5.000,00 - não sabia que dar um comando de cópia, somado ao
custo da mídia, eletricidade, etc, era tão caro, mas é o seu preço. Bem,
parece-me que esse preço alto para o serviço de cópia contradiz a GPL e
o site da FSF; mas tudo bem, é o seu preço

** (3) R$ 1.000.000,00 - pelo que entendi é o preço da transferência de
titularidade de direitos autorais sobre a parte que você escreveu. Nada
de novo. Podes cobrar o que quiser pelo que você fez. É o seu esforço e
o seu trabalho. Ninguém tem nada a ver com isso.

** (4) R$ 250,00 a hora - pelo que entendi, é pelos serviços de
consultoria, suporte, treinamento, instalação e customização. Ok. sem
problemas. Novamente podes cobrar o que quiser pelo seu esforço e pelo
seu trabalho. Ninguém tem nada a ver com isso.

** Bem, uma análise mais apurada de (3), em composição com (1) mostra,
ao menos para mim, o seguinte: ao colocar a expressão "titularidade de
direitos autorais sobre a parte que escrevi" você precifica os seus
direitos sobre partes do programa. Mas você também escreve que "portanto
FOO só pode ser distribuído sob GPL v3+", o que me transmite a idéia de
que estes direitos foram entregues à comunidade, pois ao usar a GPL v3+
você abriu mão da titularidade dos seus direitos em favor da comunidade.
Afinal, este é o espírito da GPL, não ?

** Então, creio que tem uma contradição aí: como precificar um direito
do qual você não é mais o titular ?

**Apenas para constar: não entrei no mérito do caráter viral da GPL ou
da interface do seu código ser bem definida ou não em relação ao todo
para não sair do foco da discussão: venda de software GPL.

**Dito isto, volto à estaca zero: como posso vender algo que não é meu,
mas da comunidade ?

> Faltou eu oferecer algum caso em que eu possa defensavelmente, ainda que
> informalmente, dizer que estou “vendendo o programa”, mas também,
> separadamente, serviços sobre ele?

** Creio que o que está em jogo aqui é algo de que não estamos falando
muito, que vou colocar agora e que, salvo engano meu, está no site da
FSF: se o preço que você cobra por um serviço que você presta usando um
software GPL é, digamos, excessivo, **doe uma parte deste excesso para
quem mantém os softwares que você usa**.

** O que nada mais é do que uma forma de remunerar o trabalho. Novamente
;-)

Abraços a todos,

--
Marcus Vinicius
http://doutorlinux.com

"Ubuntu: eu sou o que sou por que você é quem você é;
Humanidade para todos."
Anônimo

"O passado é apenas um recurso para o presente"
Clave de Clau

"O sofrimento é momentâneo; mas
O amor é para sempre"
Parafraseando Wun Dzu

"Ninguém é tão pobre que não possa dar um abraço; e
Ninguém é tão rico que não necessite de um abraço.
Anônimo

"Não fique triste com o que você não tem.
Fique feliz com o que você tem."
Jurema